Dia do Observador de Aves - 2011

 

Para comemorar o Dia do Observador de aves de 2011, o Centro de Estudos Ornitológicos propos as seguintes atividades, para serem feitas por qualquer cidadão:

1. Parar pelo menos 10 minutos em algum lugar onde pudesse observar aves. Poderia ser a janela de casa, uma praça no caminho para o trabalho ou na hora do almoço ou mesmo da janela do trabalho. Ver o que elas estavam fazendo, o que estavam comendo, como se comportavam. Já tinha visto essas aves? Sabia o nome delas? Se soubesse, procurar mais informações sobre essas espécies na internet. Se não soubesse, tentar descobrir procurando-as em sites de fotos de aves, como o Wikiaves. 

2. Fotografar uma ou mais aves na cidade em que mora que ainda não tinham sido fotografadas e postadas no site Wikiaves. Postar as fotos nesse site, desta forma estaria contribuindo para o registro de uma ou mais espécies de ave dessa cidade.

3. Mandar pelo menos para um amigo uma mensagem informando sobre o evento Avistar que ocorreria no mês de maio em São Paulo. Mesmo que ele não pudesse ir, poderia saber pelo site que já existe um movimento significativo dos observadores de aves (birdwatchers) em nosso país. Quem sabe ele não se interessaria também por isto?

4. Quem já fosse um observador de aves, e estivesse decidido a um programa mais "hard" deveria aceitar o desafio de fazer um “Big Day”: ir para algum lugar, de preferência uma área natural, levantar antes do clarear do dia e passar o dia inteiro (e parte da noite) observando e registrando as espécies de aves que visse ou ouvisse. Só valeria de zero horas às 24 horas do dia em questão. Se não pudesse fazer isto no dia 28 de abril, que cairia numa quinta-feira, faria no sábado ou domingo seguintes. Enviar as listas produzidas ao Centro de Estudos Ornitológicos. O recorde para o sudeste do Brasil nesse tipo de atividade no estado de São Paulo é de 180 espécies (Miracatu, SP) e no Brasil é de 225 espécies (Parque Nacional do Viruá, RO). Vamos derrubar esses recordes!