Bol. CEO 4:6-39 Abril de 1987

OBSERVAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A AVIFAUNA DA CIDADE DE SÃO PAULO. 1986.*

Organização: Maria Martha Argel de Oliveira

Centro de Estudos Ornitológicos

Introdução

Poucas informações foram publicadas até o momento sobre a avifauna da cidade de São Paulo, embora muitos ornitólogos e observadores de aves tenham atuado e estejam aqui atuando.

Ihering (1898) publicou um trabalho sobre aves coletadas no Estado e algumas das localidades de coleta estão atualmente situadas dentro da área urbana da cidade de São Paulo )"Ypiranga", "Santo Amaro"). Esta cidade é também uma das localidades de coleta citadas no Catálogo das Aves do Brasil, de Oliveira Pinto (1938/1944). Mitchell (1957) realizou observações em diversas partes da cidade – Brooklin, Jardim Botânico, Praça da República, Parque Tenente Siqueira Campos, Santo Amaro – durante a primeira metade da década de 50 e seus resultados são apresentados no livro "Observations on Birds of Southeastern Brazil". Novos dados sobre a avifauna paulistana foram publicados somente 30 anos após as observações de Mitchell, em resumo apresentado pôr Argel de Oliveira (1986) no XII Congresso Brasileiro de Zoologia, onde é apresentada uma relação de aves do Bairro Planalto Paulista.

Nenhum desses trabalhos teve como objetivo a listagem da avifauna da cidade de São Paulo. Os de Ihering e de Oliveira Pinto são listas de aves coletadas em áreas mais amplas (o Estado de São Paulo e o Brasil, respectivamente). O livro de Mitchell refere-se a observações em diversas localidades do sudeste brasileiro, sendo dada atenção menor à cidade de São Paulo, onde a autora registra apenas 67 espécies. Este número é exíguo em se tratando de uma área próxima à Serra do Mar, um dos locais de maior riqueza em espécies em todo o mundo. Por fim, o trabalho de Argel de Oliveira, embora sendo um levantamento sistemático, enfoca uma área bastante reduzida.

É importante que os levantamentos de avifauna regionais, qualquer que seja a região abrangida, sejam atualizados a cada vinte ou vinte cinco anos, como propõe Roger Tory Peterson no prefácio do livro de Bull (1964). Peterson sugere ainda que deveria haver um livro novo para cada geração de "birdwatchers". Neste aspecto, a área da cidade de Nova York é exemplar: o primeiro livro sobre suas aves foi publicado em 1906, pôr Frank Chapman; o segundo, pôr Allan Cruickshank. Vinte e dois anos após este, em 1964, foi publicado o livro de Bull, que trata também das aves da área circundante à cidade.

Além de Nova York, muitas outras cidades norte-americanas e européias dispõe de levantamentos de suas avifaunas. Falta pois um levantamento minucioso da avifauna paulistana, indicando também sua distribuição no espaço urbano.

A presente lista fornece dados recentes sobre a avifauna de diversos pontos da cidade. Não pretende de forma alguma constituir um levantamento completo da avifauna paulistana, mas a semente de um trabalho mais detalhado, a ser realizado em anos futuros. Parte desse objetivo deverá ser atingido pelo Programa de Censo de Avifaunas de Ambientes Urbanizados, elaborado pelo CEO (Bol. CEO, 3: 6-12).

Metodologia

Esta lista resulta da compilação das informações fornecidas por dezesseis observadores, as quais provêm de observações feitas durante o ano de 1986 na cidade de São Paulo e em outras áreas da Grande São Paulo. Cada colaborador realizou observações em uma ou mais áreas, enviando suas informações durante os três primeiros meses de 1987. Algumas espécies cuja identificação foi objeto de dúvida para o observador foram incluídas na lista precedidas por um ponto de interrogação. Nenhuma das listas recebidas foi resultado de observação sistemática, mas sim esporádica, sendo que algumas delas foram elaboradas a partir de reduzido número de horas de observação.

Deste modo algumas espécies comuns não são referidas em listas de locais onde certamente elas ocorrem.

Área abrangida

A cidade de São Paulo, como aqui compreendida, abrange toda a zona urbana dentro do Município de São Paulo. Aves encontradas na zona rural do município ou em outros municípios da Grande São Paulo também são aqui incluídas, entre colchetes.

Definição de área verde

São consideradas como "áreas verdes", para os fins deste estudo, as grandes extensões cobertas por vegetação (herbácea, arbustiva ou arbórea) e com baixa densidade de construções humanas. Incluem-se nesta definição os Parques Municipais e Estaduais, a Faculdade de Medicina e a de Saúde Pública, a Cidade Universitária e o Instituto Butantã; também alguns bairros, como Butantã e o Jardim Paulista, que, além de bem arborizados, situam-se próximos a grandes parques.

A Praça da República não foi considerada como área verde, por ter pequena extensão e por estar situada em local de intensa movimentação de pessoas e veículos.

Colaboradores e localidades

A seguir são citadas as pessoas que contribuíram na elaboração da lista e os locais em que cada uma realizou suas observações. Áreas verdes são assinaladas com "v" . Outras localidades da Grande São Paulo (Vargem Grande Paulista, CEMUCAM) estão entre colchetes. Nos locais assinalados com asterisco as observações foram contínuas; os outros foram visitados esporadicamente ou apenas durante parte do ano.

O fato de ser citado um bairro como local de observação não significa que o observador o tenha estudado todo; as listas em geral referem-se apenas à rua ou quarteirão onde a pessoa reside ou trabalha.

- Membros do CEO (CEO) (Dante Renato C. Buzzetti, David Dinhani Jr, Juliana Chiti, Luiz Eduardo Soares Netto, Luiz Fernando de A. Figueiredo, Luiz Octavio Marcondes Machado, Márcia Fortes Carneiro, Maria Martha Argel de Oliveira, Pablo Garcia Carrasco, Rose Lilian Gasparini, Suely S. Kanashiro, Zoraide Crissiúma de Mello e Vasconcellos):

Instituto Butantã (Butantã); v

Jardim Botânico (água Funda); v

[- Consuelo Manzano Colinvaux (CMC);

* Município de Vargem Grande Paulista]

- José Alves Mendes Filho )JAMF):

* Vila Madalena

- Liliana Forneris (LF):

Praça da República (Centro)

Parque da Luz (Bom Retiro); v

* Campos Elíseos

Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública da USP (Cerqueira César); v

* Cidade Universitária (Butantã) ; v

- Luiz Fernando de A Figueiredo (LFAF):

Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública da USP; v

Parque Ibirapuera (Ibirapuera); v

Cidade Universitária (Butantã); v

Parque Previdência (Jardim Ademar); v

Parque Morumbi (Morumbi); v

- Luiz Octavio Marcondes Machado (LOMM):

* Casa do Bandeirante (Butantã); v

- Maria Aparecida Visconti (MAV)

* Casa do Bandeirante (Butantã); v

* Cidade Universitária (Butantã); v

- Maria Martha Argel de Oliveira (MMAO):

Cidade Universitária (Butantã);

Parque Previdência (Jardim Ademar); v

Parque Morumbi (Morumbi); v

Parque Ibirapuera (Ibirapuera); v

* Planalto Paulista

Jardim Botânico (Água Funda); v

Jardim Zoológico (Água Funda); v

[ . Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) (Município de Cotia); v

- Rose Lilian Gasparini (RLG)

* Tucuruvi

* Jardim Tremembé

- Zoraide Crissiúma de Mello e Vasconcellos (ZCMV)

* Jardim América; v

* Parque Ibirapuera (Ibirapuera); v

Clube de Campo São Paulo (Represa de Guarapiranga); v

A organizadora deseja agradecer ao Prof. Hélio F. Almeida Camargo e Luiz Fernando de Andrade Figueiredo pelo valioso auxílio prestado durante as diversas fases deste trabalho.

Lista das espécies

Na lista dada a seguir, a sequência de famílias e espécies segue Morony, Bock e Farrand (1975), exceto a família Tyrannidae que segue Taylor (1979).

A nomenclatura é a atual e foi revisada pelo Prof. Hélio F. de Almeida Camargo. Entre parênteses figura o nome adotado por Sick (1985), no caso deste ser diferente. Nomes populares de acordo com Sick (op.cit.) ou Frisch (1982).

As localidades de ocorrência de cada espécie estão ordenadas de norte para sul e de oeste para leste. É citado geralmente o nome do bairro onde foi realizada a observação, exceto nos casos de Parques Municipais ou Estaduais, da Cidade Universitária e do Instituto Butantã. Após cada localidade são colocadas entre parênteses as iniciais do(s) observador(es) responsável(eis) pelo registro da espécie da área.

São incluídas na lista apenas as espécies cuja existência na cidade não é, possivelmente, resultado de introdução pelo ser humano. Em um apêndice incluem-se aves cujo status possa ser considerado incerto (podem ou não ter sido introduzidas) ou que efetivamente se tratem de espécies introduzidas ou escapadas de cativeiro. Três espécies de introdução muito antiga e cuja reprodução na cidade é intensa são incluídas na primeira lista – pombo-doméstico, pardal e bico-de-lacre.

Ordem Tinamiformes

Família Tinamidae

[Crypturellus parvirostris (Wagler, 1827) ]

Inhambu xororó

Ocorrência: Vargem Grande Paulista (CMC).

Observação: população em declínio na área.

[Nothura maculosa (Temminck, 1815) ]

Codorna

Ocorrência: Vargem Grande Paulista (CMC).

Observação: população em declínio na área.

Ordem Podicipediformes

Família Podicipedidae

Podylimbus podiceps (Linnaeus, 1758)

Mergulhão

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO); Pq. Zoológico (MMAO).

Podiceps dominicus (Linnaeus, 1766)

Mergulhão-pequeno

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO); Pq. Zoológico (MMAO).

Ordem Pelecaniformes

Família Phalacrocoracidae

Phalacrocorax brasilianus (Gmelin, 1789) (P. olivaceus)

Biguá

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (MMAO, ZCMV); Jardim Botânico (CEO).

Nycticorax nycticorax (Linnaeus, 1758)

Savacu

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (MMAO, ZCMV); Jardim Botânico (CEO).

Observação: 2 adultos e 2 jovens observados, a 20 dez., voando sobre o Lago Grande do Pq. Ibirapuera.

Butorides striatus (Linnaeus, 1758)

Socozinho

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (LFAF, ZCMV); Jardim Botânico (CEO; MMAO).

Egretta thula (Molina, 1782)

Garça-branca-pequena

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (LFAF); Represa de Guarapiranga (ZCMV).

Egretta alba (Linnaeus, 1758) (casmerodius albus)

Garça-branca-grande

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (LFAF); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV).

Observações: provavelmente presente na cidade durante todo o ano; mais de 120 indivíduos contados, a 14 dez., no Jardim Botânico, onde a espécie se reproduz.

Ordem Anseriformes

Família Anatidae

Dendrocygna viduata (Linnaeus, 1766)

Irerê

Ocorrência: Cidade Universitária (jan; LFAF); Butantã (sobrevoando no inverno; LOMM, MAV); Pq. Morumbi (jan; LFAF); Pq. Ibirapuera (ZCMV); Planalto Paulista (sobrevoando em mai, set e dez; MMAO); Represa de Guarapiranga (out/nov; ZCMV).

Observações: sobrevoa sempre à noite, das 19h00 às 24h00; na Represa de Guarapiranga, bando de 15-20 aves.

Amazonetta brasiliensis (Gmelin, 1789)

Marreca-ananaí

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO, MMAO)

Ordem Falconiformes

Família Cathartidae

Coragyps atratus (Bechstein, 1793)

Urubu-de-cabeça-preta

Ocorrência: Butantã (sobrevoando; LOMM); Inst. Butantã (CEO); Jardim Botânico (sobrevoando; CEO. MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC) ].

Elanus leucurus (Vieillot, 1818)

Gavião-peneira

Ocorrência: Marginal do rio Tietê (RLG); Cidade Universitária (entre os Institutos de Biociências e de Ciências Biomédicas; LFAF, MAV, MMAO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: em anos anteriores reproduziu-se na Cidade Universitária, no local acima citado.

Buteo magnirostris (Gmelin, 1789)

Gavião-carijó

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Inst. Butantã (CEO); Pq. Previdência (sobrevoando; MMAO); Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO).

Família Falconidae

Milvago chimachima (Vieillot, 1816)

Gavião-carrapateiro, pinhé

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Pq. Previdência (LFAF); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Polyborus plancus (Miller, 1777)

Carcará

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: em Vargem Grande Paulista uma única vez.

Falco sparverius (Linnaeus, 1758)

Quiri-quiri

Ocorrência: ? Jardim Tremembé (RLG); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Ordem Gruioformes

Família Rallidae

Rallus nigricans (Vieillot, 1819)

Saracura-sanã; saracura-preta

Ocorrência: Inst. Butantã (CEO).

Gallinula chloropus (Linnaeus, 1758)

Frango-d´água-comum

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO); Pq. Zoológico (MMAO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: visto em brejos e lagos; a 21 nov, ave incubando e outra com jovens, no Pq. Zoológico; a 21 dez, adulto com 3 filhotes, no Jardim Botânico.

Ordem Charadriiformes

Família Jacanidae

Jacana jacana (Linnaeus, 1766)

Jaçanã

Ocorrência: Pq. Zoológico (MMAO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Vanellus chilensis (Molina, 1782)

Quero-quero

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Butantã (LOMM); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: talvez nidificando na Represa de Guarapiranga; a 14 dez, 2 adultos com filhotes no Jardim Botânico; no Planalto Paulista, sobrevoando entre ago e out, sempre vários indivíduos (até 6), que pousavam em um gramado do Hospital dos Defeitos da Face.

Família Scolapacidae

Gallinago sp

Narceja

Ocorrência: Inst. Batuta (brejo; CEO).

Ordem Columbiformes

Família Columbidae

Columba livia (Gmelin, 1879)

Pombo-doméstico

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Campos Elíseos (LF); Pç. Da República (LF); Cidade Universitária (LFAF, MAV, MMAO); Vila Madalena (JAMF); Pq. Previdência (MMAO); Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO, ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Observação: ausente em algumas localidades densamente arborizadas.

Columbina talpacoti (Temminck, 1811)

Rolinha-caldo-de-feijão

Ocorrência: todas as localidades exceto Pç. Da República (LF) e Pq. da Luz (LF).

Observações: comendo arroz em comedouro no Jardim Paulista; observada cópula, a 9 no, no Jardim Botânico (CEO).

Leptotila verreauxi (Bonaparte, 1855)

Juriti

Ocorrência: ? Inst. Butantã (CEO); Pq. Previdência (LFAF); Pq. Morumbi (LFAF).

Geotrygon montana (Linnaeus, 1758)

Juriti-vermelha

Ocorrência: Pq. do Morumbi (MMAO).

Ordem Psittaciformes

Família Psittacidae

Pyrrhura frontalis (Vieillot, 1817)

Tiriba

Ocorrência: Cidade Universitária (IBUSP;LF, MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Forpus crassirostris (Taczanowski, 1883) (F. xanthopterygius)

Tuim

Ocorrência: ?Campos Elíseos (LF); Cidade Universitária (MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM); Pq. Ibirapuera (ZCMV).

Observações: comendo sementes de grama no Pq. Ibirapuera; no Inst. Butantã, 2 indivíduos utilizando ninho de Furnarius rufus; nos Campos Elíseos, bando ruidoso, sob beiral de telhado.

Brotogeris viridissimus (Kuhl, 1820) (B. tirica)

Periquito-verde

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Cerqueira César (LFAF); Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Previdência (MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO); Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO, ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [CEMUCAM (MMAO)].

Ordem Cuculiformes

Família Coculidae

Coccyzus sp (provavelmente C. americanus; Linnaeus, 1758)

Papa-lagarta

Ocorrência: Butantã (LOMM); Pq. Morumbi (MMAO).

Observação: uma única vez em cada localidade.

Piaya cayana (Linnaeus, 1766)

Alma-de-gato

Ocorrência: Cerqueira César (LF); Inst. Butantã (ouvido; CEO); Pq. Morumbi (MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO, ZCMV); Jardim Botânico (CEO); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: comendo taturana verde no Pq. Morumbi; em Vargem Grande Paulista, apenas 5 vezes).

Crotophaga ani (Linnaeus, 1758)

Anu-preto

Ocorrência; Cidade Universitária (LF; LFAF; MAV; MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Guira guira (Gmelim, 1788)

Anu-branco

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Cidade Universitária (LF, LFAF, MAV, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM); ?Jardim Paulista (ZCMV); Jardim Botânico (CEO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [Vargem Grande Paulista (CMV)].

Observação: população em declínio em Vargem Grande Paulista.

Tapera naevia (Linnaeus, 1766)

Saci

Ocorrência: Inst, Butantã (ouvido; CEO); [Vargem Grande Paulista (CMV)].

Ordem Strigiformes

Família Strigidae

Otus choliba (Vieillot, 1817)

Corujinha-do-mato

Ocorrência: ?Jardim Tremembé (RLG); Butantã (ouvida; LOMM); [Vargem Grande Paulista (CMV)].

Speotyto cunicularia (Molina, 1782)

Coruja-buraqueira

Ocorrência; Represa de Guarapiranga (ZCMV); [Vargem Grande Paulista (CMV)].

Ordem Caprimulgiformes

Família Caprimulgidae

[Caprimulgus rufus (Boddaert, 1783)

João-corta-pau

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (ouvido; CMC)].

Observação: população em declínio na área.

Ordem Apodiformes

Família Apodidae

Chaetura andrei (Berlepsch & Hartert, 1902)

Andorinhão-do-temporal

Ocorrência: Inst. Butantã (CEO); Pq. Previdência (MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: em todas as localidades, visto apenas sobrevoando; durante primavera e verão (out-dez).

Família Trochilidae

[Phaethornis pretrei (Lesson & Delattre, 1839)]

Beija-flor-de-rabo-branco

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)]

Eupetomena macroura (Gmelim, 1788)

Beija-flor-rabo-de-tesoura

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Previdência (MMAO); ?Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (ZCMV); Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

[Melanotrochilus fuscus (Vieillot, 1817)

Beija-flor-preto-e-branco, "corintiano"

Ocorrência: {Vargem Grande Paulista (CMC)]

[Chlorostilbon aureoventris (d´Orbigny & Lafresnaye, 1838 )]

Besourinho-de-bico-vermelho

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)].

[Leucochloris albicollis (Vieillot, 1818)]

Beija-flor-de-papo-branco

Ocorrência: [Vargem Grande paulista (CMC)].

Amazilia lactea (Lesson, 1832)

Beija-flor-de-papo-azul

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Butantã (MAV); Pq. Previdência (LFAF); Cerqueira César (LFAF); Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (LFAF); Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Ordem Coraciiformes

Família Alcedinidae

Ceryle torquata (Linnaeus, 1766)

Martim-pescador-grande

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (MMAO), ZCMV); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV).

Chloroceryle amazona (Latham, 1790)

Martim-pescador-verde

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO); Jardim Botânico (MMAO).

Chloroceryle americana (Gmelin, 1788)

Martim-pescador-pequeno

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Ordem Piciformes

Família Bucconidae

[Nystalus chacuru (Vieillot, 1816)]

João-bobo

Ocorrência: [CEMUCAM (MMAO]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: população em declínio em Vargem Grande Paulista.

[Malacoptila striata (Spix, 1824)]

João-barbudo

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: população em declínio na área.

Família Picidae

Picumnus temmincki (Lafresnaye, 1845)

Pica-pauzinho-de-pescoço-castanho

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Pq. Previdência (MMAO); Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO).

Veniliornis spilogaster (Wagler, 1827)

Pica-pau-de-pescoço-dourado

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Pq. Previdência (LFAF); Pq. Morumbi (LFAF); Pq. Ibirapuera (ouvido; MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Colaptes campestris (Vieillot, 1818)

Pica-pau-do-campo, chã-chã

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM); Pq. Previdência (proximidades; MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Celeus flavescens (Gmelin, 1788)

João-velho

Ocorrência: Pq. Morumbi (MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Ordem Passeriformes

Família Dendrocolaptidae

Lepidocolaptes angustirostris (Vieillot, 1818)

Arapaçu-do-cerrado

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (MMAO).

Família Furnariidae

Furnarius rufus (Gmelin, 1788)

João-de-barro

Ocorrência: Cidade Universitária (LF, LFAF, MMAO); Inst. Butantã (com ninho; CEO); Butantã (LOMM); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO, ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [CECUMAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: apenas uma vez no Planalto Paulista (19 set).

Synallaxis spixi (Sclater, 1856)

João-teneném

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO); Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Certhiaxis palida (Wied, 1831)

João-de-pau

Ocorrência: Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Família Formicariidae

Thamnophilus caerulescens (Vieillot, 1816)

Choca-da-mata

Ocorrência: Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO).

Família Pipridae

[Manacus manacus (Linnaeus, 1766)]

Rendeira

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)]

Observação: vista uma só vez.

Família Tyrannidade

Camptostoma obsoletum (Temminck, 1824)

Risadinha

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Elaenia flavogaster (Thunberg, 1822)

Guaravaca-de-barriga-amarela

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Pq. Previdência (MMAO); Pq. Ibirapuera (LFAF); Jardim Botânico (CEO); [CEMUCAM (MMAO)].

Serpophaga subcristata (Vieollot, 1817)

Alegrinho

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO).

[Phylloscartes flaveolus (Lichtessteins, 1823)]

Mosquiteirinho-amarelo

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Todirostrum poliocephalum (Wied, 1831)

Teque-teque

Ocorrência: Pq. Previdência (LFAF).

Todirostrum cinereum (Linnaeus, 1766)

Relógio

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAQ); Inst. Butantã (CEO); Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO).

Observação: visto casal com ninho, em uso, provavelmente incubando, no Pq. Ibirapuera, à beira de riacho, a cerca de 3 m de altura.

Myiophobus fasciatus (Muller, 1776)

Filipe

Ocorrência: Pq. Previdência )MMAO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: população em declínio em Vargem Grande Paulista.

Xolmis cinerea (Vieillot, 1816)

Maria-branca

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF).

[Fluvicola pica (Boddaert, 1783)]

Lavadeira

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (em brejo; CMC)].

Observação: população em declínio na área

Fluvicola (=Arundinicola) leucocephala (Linnaeus, 1764)

Viuvinha

Ocorrência: Inst. Butantã (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Satrapa icterophrys (Vieillot, 1818)

Siriri-pequeno

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF); Inst. Butantã (CEO).

Machetornis rixosus (Vieillot, 1819)

Siriri-cavaleiro

Ocorrência: Cidade universitária (MMAO); Inst. Butantã (CEO); Cerqueira César (LFAF); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO, ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); ?Represa de Guarapiranga (ZCMV).

Observações: adulto com jovem no Planalto Paulista (24 dez); nessa área foi visto de set a dez.

Pitangus sulphuratus (Linnaeus, 1766)

Bem-te-vi

Ocorrência: todas as localidades, exceto Pç. Da República (LF) e Campos Elíseos (LF).

Observações: ninho, talvez desocupado, encontrado no Inst. Butantã, a 11 out; no Jardim América, comendo arroz em comedouro, insetos voadores e minhocas (ZCMV).

Myiozetetes similis (Spix, 1825)

Bem-te-vizinho

Ocorrência: ?Cerqueira César (LFAF); Cidade Universitária (?LFAF, MMAO); Pq. Previdência (?LFAF, MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Observação: apenas 2 vezes no Planalto Paulista (16 jul e 6 set).

Myiodynastes maculatus (Muller, 1776)

Bem-te-vi-rajado

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO).

Tyrannus melancholicus (Vieillot, 1819)

Siriri

Ocorrência: Jardim Tremembé (RLG); Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (MAV); Pq. Previdência (LFAF, MMAO). ?Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (MMAO); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: ocorre na cidade apenas durante os meses mais quentes; no Planalto Paulista visto apenas uma vez (9 nov); alimentando-se de libélula no Jardim Botânico.

Tyrannus savana (Linnaeus, 1766)

Tesourinha

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Cidade Universitária (LF, LFAF); Pq. Ibirapuera (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: ocorre na cidade apenas durante os meses mais quentes.

Pachyramphus polychopterus (Vieillot, 1818)

Caneleirinho-preto

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO).

Observação: visto comendo frutos de copaíba (Copaifera sp).

Família Hirundinidae

Tachycineta leucorrhoa (Vieillot, 1817)

Andorinha-de-sobrancelha-branca

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (MMAO).

Progne chalybea (Gmelin, 1789)

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (MMAO).

Notiochelidon cyanoleuca (Vieillot, 1817)

Andorinha-azul-e-branca

Ocorrência: Pç. Da República (LF); Cidade Universitária (LF, LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM, MAV); Cerqueira César (LFAF); Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO); Jardim Paulista (sobrevoando; ZCMV); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: no Planalto Paulista, presente o ano todo.

Família Motocillidae

Anthus lutescens (Pucheran, 1855)

Caminheiro

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO, MMAO).

Família Troglodytidae

Troglodytes aedon (Vieillot, 1807)

Corruíra

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Cerqueira César (LFAF); Cidade Universitária (LF, LFAF, MAV, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO); Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: em dez, observada incubando em ninho localizado em buraco de um muro de pedra, a cerca de 1,3 m de altura (Cidade Universitária; MMAO).

Família Mimidae

Mimus saturninus (Lichtenstein, 1823)

Sabiá-do-campo

Ocorrência: Cerqueira César (LFAF); Cidade Universitária (MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: em bando (5 indivíduos), na Cidade Universitária; com jovens no Inst. Butantã (11 out); com ninho, a cerca de 3 m de altura, no Pq. Ibirapuera (20 dez; MMAO); em Vargem Grande Paulista menos comum que em anos anteriores.

Família Muscicapidae

Sub-família Turdinae

Platycichla flavipes (Vieillot, 1818)

Sabiá-una

Ocorrência: Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Observação: comendo fruto de copaíba (Copaifera sp), inclusive semente, no Jardim Botânico (9 no, 7 dez).

Turdus rufiventris (Vieillot, 1818)

Sabiá-laranjeira

Ocorrência: todas as localidades

Observações: comendo arroz em comedouro para aves, pitangas (eugenia uniflora) e minhocas, no Jardim Paulista (ZCMV) e frutos de ficus-benjamim (Ficus microcarpa) no Pq. Ibirapuera (MMAO); residente no Planalto Paulista durante todo o ano (MMAO); população em declínio em Vargem Grande Paulista (CMC).

[Turdus leucomelas (Vieillot, 1818)]

Sabiá-branco

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: população em declínio.

Turdus amaurochalinus (Cabanis, 1851)

Sabiá-poca

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Ibirapuera (LFAF); Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: população em declínio em Vargem Grande Paulista.

Família Emberizidae

Zonotrichia capensis (Muller, 1776)

Tico-tico

Ocorrência: todas as localidades, exceto Campos Elíseos (LF).

Observação: comendo arroz em comedouro de aves, no Jardim Paulista (ZCMV).

Ammodramus humeralis (Bosc, 1792)

Tico-tico-do-campo

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF).

[Sicalis flaveola (Gmelin, 1789)]

Canário-da-terra

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF); Butantã (MAV); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Volatinia jacarina (Linnaeus, 1766)

Tiziu

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF); Butantã (MAV); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Sporophila caerulescens (Vieillot, 1817)

Coleirinha

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Saltator similis (Lafresnaye & d´Orbigny, 1837)

Trinca-ferro

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Pq. Previdência (MMAO); Pq. Morumbi (LFAF, MMAO); Pq. Ibirapuera (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); [CEMUCAM (MMAO)].

[Schistochlamys ruficapillus (Vieillot, 1817)

Bico-de-veludo

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)]

Observação: visto 12 vezes, sempre no inverno.

Thlypopsis sordida (Lafresnaye & d´Orbigny, 1817)

Bonito-canário

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Pq. Previdência (LFAF); Pq. Morumbi (MMAO); Pq. Ibirapuera (LFAF); Jardim Botânico (CEO).

Observação: o nome "bonito-canário" é dado à espécie na região de Ubatuba (SP).

Tachyphonus coronatus (Vieillot, 1822)

Tiê-preto

Ocorrência: Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Thraupis sayaca (Linnaeus, 1766)

Sanhaço

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Cidade Universitária (LF, LFAF, MAV, MMAO); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Previdência (LFAF, MMAO); Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Paulista (ZCMV); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO, ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Represa de Guarapiranga (ZCMV); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: comendo pitanga (Eugenia uniflora) no Jardim Paulista.

Thraupis ornata (Sparrman, 1789)

Sanhaço-de-encontros-amarelos

Ocorrência: Pq. Morumbi (MMAO).

Thraupis palmarum ( Wied, 1821)

Sanhaço-do-coqueiro

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO);

Pipraeidea melanota (Vieillot, 1819)

Saíra-viúva

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO).

Euphonia chlorotica (Linnaeus, 1776)

Gaturamo vi-vi

Ocorrência: Pq. Previdência (MMAO); Pq. Morumbi (LFAF); Jardim Botânico )CEO).

Euphonia violacea (Linnaeus, 1758)

Gaturamo-verdadeiro

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO).

Tangara cayana (Linnaeus, 1766)

Saíra-amarela

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Butantã (LOMM); Pq. Morumbi (MMAO).

Dacnis cayana (Linnaeus, 1766)

Saí-azul

Ocorrência: Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista ()CMC)].

Observação: em Vargem Grande Paulista, apenas a 19 abr: um bando de 9 fêmeas e 3 machos, com Tersina viridis.

[Tersina viridis (Illiger, 1811)]

Saí-andorinha

Ocorrência: [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: um macho e uma fêmea, vistos apenas a 19, com Dacnis cayana.

Família Vireonidae

Cyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789)

Gente-de-fora-vem

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF, MMAO); Inst. Butantã (ouvido; CEO); Butantã (LOMM); Pq. Morumbi (MMAO); Pq. Ibirapuera (LFAF, MMAO); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO); [CEMUCAM (MMAO)].

Observação: uma única Ce, 26 ago, no Planalto Paulista.

Vireo olivaceus (Linnaeus, 1766)

Juruviara

Ocorrência: Inst. Butantã (CEO); Pq. Morumbi (LFAF); Jardim Botânico (CEO); [CEMUCAM (MMAO)].

Família Icteridae

Icterus cayanensis (Linnaeus, 1766)

Encontro

Ocorrência: Cidade Universitária (Biologia; LF).

Observação: em dez, um indivíduo visto por 15 dias.

Molothrus bonariensis (Gmelin, 1789)

Chopim

Ocorrência: Jardim Tremembé (RLG); Campos Elíseos (LF); Cidade Universitária (LR, LFAF, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Butantã (LOMM, MAV); Pq. Previdência (MMAO); Jardim Paulista (ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO, MMAO); Pq. Zoológico (MMAO); Represa Guarapiranga (ZCMV); [CEMUCAM (MMAO)]; [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: residente no Planalto Paulista durante todo o ano; normalmente visto em bandos (LF, MAV); comendo arroz em comedouro (ZCMV); parasitando Z. capensis (ZCMV).

Família Parulidae

Conirostrum speciosum (Temminck, 1824)

Sebinho-de-crisso-castanho

Ocorrência: Cidade Universitária (MMAO); Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Coereba flaveola (Cabanis, 1851)

Cambacica, sebinho

Ocorrência: todas as localidades, exceto Praça da República e Campos Elíseos.

Observações: população aumentando em Vargem Grande Paulista (CMC); ninho com filhotes, 2ª semana dez, no Jardim Botânico (CEO).

Geothlypis aequinoctialis (Gmelin, 1789)

Pia-cobra

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF), Butantã (LOMM); Jardim Botânico (proximidades; CEO).

Basileuterus culicivorus (Lichtenstein, 1830)

Pula-pula

Ocorrência: Pq. Morumbi (MMAO); Jardim Botânico (CEO).

Família Fringillidae

Sub-família Carduelinae

Carduelis magellanica (Vieillot, 1805)

Pintassilgo

Ocorrência: Cidade Universitária (LFAF); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observação: em Vargem Grande Paulista, população reduzida em relação a anos anteriores.

Família Estrildidae

Estrilda astrild (Linnaeus, 1758)

Bico-de-lacre

Ocorrência: Tucuruvi (RLG); Cerqueira César (LFAF); Cidade Universitária (LF, LFAF, MAV, MMAO); Inst. Butantã (CEO); Vila Madalena (JAMF); Butantã (LOMM); Pqq. Ibirapuera (ZCMV); Planalto Paulista (MMAO); Jardim Botânico (CEO); [Vargem Grande Paulista (CMC)].

Observações: geralmente em bandos (LF, JAMF, MMAO, ZCMV); no Tucuruvi apenas no verão (RLG); no Planalto Paulista ocasional, sempre de passagem.

Família Placeidae

Passer domesticus (Linnaeus, 1758)

Pardal

Ocorrência: todas as localidades

Observações: no Jardim Paulista, comendo arroz em comedouro; em set, filhotes saindo do ninho (ZCMV); em Vargem Grande Paulista população aumentando.

Apêndice: Aves introduzidas ou de origem incerta

Ramphastos vitellinus (Lichtenstein, 1823)

Tucano-de-peito-amarelo

Ocorrência: Pq. Morumbi (LFAF).

Observação: possivelmente escapado de cativeiro.

Tityra cayana (Linnaeus, 1766)

Anambé-branco

Ocorrência: Cidade Universitária (LF)

Observação: escapada de cativeiro ?

Tangara cyanocephala (Muller, 1776)

Saíra-de-lenço

Ocorrência: Parque Zoológico (MMAO).

Observações: escapada de cativeiro? O nome "saíra-de-lenço" é dado à espécie na região de Ubatuba (SP).

Paroaria domiicana (Linnaeus, 1758)

Galo-da-campina ou cardeal-do-Nordeste

Ocorrência: Pq. Ibirapuera (LFAF).

Observação: escapado de cativeiro.

Comentários

Foram observadas, durante 1986, na Cidade de São Paulo e em outras cidades da Grande São Paulo, 122 espécies, das quais 7 introduzidas. 17 espécies que ocorrem em outras áreas da Grande São Paulo não foram observadas na Cidade de São Paulo, destacando-se entre elas: os 2 únicos Tinamidae da lista (Crypturellus parvirostris e Nothura maculosa); o único Caprimulgidae (Caprimulgus rufus); 4 das 6 espécies de Trochilidae (Phaethornis pretrei, Melanotrochilus fuscus, Chlorostilbon aureoventris e Leucochloris albicollis); os 2 Bucconidae (Nystalus chacuru e Malacoptila striata) e a única espécie de Pipridae (Manacus manacus). Estas informações confirmam existirem diferenças ambientais bastante acentuadas entre a Cidade de São Paulo e os municípios limítrofes, a ponto de não permitirem a existência, na cidade, de grupos inteiros de espécies. Além disto, destas 17 espécies, 8 encontram-se em fase de declínio populacional na região de Vargem Grande Paulista, que de alguns anos para cá vem sofrendo acelerado processo de ocupação humana.

Digno de nota é a presença, também em Vargem Grande Paulista, do canário-da-terra (Sicalis flaveola), que no entanto, é intensamente caçado na área para servir como ave de gaiola.

Das 105 espécies observadas na Cidade de São Paulo, 81 foram observadas apenas em áreas verdes (de acordo com a definição dada anteriormente); outras 6 foram vistas ocasionalmente em bairros e apenas 16 são moradoras regulares dos bairros menos arborizados.

O maior número de espécies registrado em uma única área foi de 64, no Jardim Botânico, uma área florestada de grande extensão. Em seguida, com 59 espécies, vem Vargem Grande Paulista, onde CMC realizou observações contínuas. Segundo essa colaboradora existe um número bem maior de espécies no local, ainda não identificadas. Também a Cidade Universitária, uma das maiores áreas verdes da cidade (Cidade Universitária: 5 milhões de m2; área verde: 2,8 milhões de m2) onde quatro observadores atuaram, apresentou 59 espécies.

Aves migratórias: como a maioria dos colaboradores não forneceu as datas em que as espécies foram observadas, não foi possível determinar com exatidão as que deixam a cidade durante parte do ano, a não ser em alguns casos: Chaetura andrei, Tyrannus savana e T. melancholicus são claramente apontados como visitantes de verão.

Analisando-se as informações de duas áreas em que as observações foram mais contínuas – Planalto Paulista e Vargem Grande Paulista – percebe-se que algumas espécies foram vistas apenas durante determinada época do ano:

Vanellus chilensis (em geral 6 indivíduos) foi observado constantemente no Planalto Paulista, entre agosto e outubro, não tendo sido avistado no restante do ano;

Machetornis rixosus também foi observado nesse local várias vezes, apenas entre setembro e dezembro, inclusive um indivíduo jovem;

Schistochlamys ruficapillus foi visto 12 vezes, apenas durante o inverno, em Vargem Grande Paulista.

Estes casos podem indicar a migração destas aves para as áreas citadas, aí se estabelecendo por algum tempo.

Já o avistamento, nas duas áreas, de aves não usualmente aí observadas – coisa que ocorreu durante os meses mais frios – poderia também indicar a passagem de migrantes:

Dacnis cayana (um bando de 12 indivíduos) e Tersina viridis (macho e fêmea) foram vistos juntos, uma única vez, em 19 de abril, em Vargem Grande Paulista;

Manacus manacus também foi visto uma única vez, em junho, em Vargem Grande Paulista;

Cyclarhis gujanensis só foi visto em 26 de agosto no Planalto Paulista.

Outra espécie que deve ser mencionada é o irerê, Dendrocygna viduata, cuja época de permanência na cidade (ou nos diferentes pontos da cidade) não pode ser determinada com os dados obtidos durante 1986. Embora detectado durante praticamente todo ano (já., mai., "inverno", set., out./nov., dez.), na maior parte das vezes estava em vôo, assim poderia estar migrando.

Bibliografia citada

Argel de Oliveira, M.M., 1986. Resultados de observações da avifauna do Bairro Planalto Paulista, cidade de São Paulo (SP). In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 13, Cuiabá, MT. Resumos. Cuiabá. 1986. P. 198.

Frisch, J.D., 1981. Aves Brasileiras. Vol. 1. São Paulo, Dalgas-Ecoltec.

Mitchell, M.H. 1957. Observations on birds of Southeastern Brazil. Toronto, University of Toronto, 258p.

Morony, J.J.Jr., Bock, W.J., Farrand, J.Jr., 1975. Reference list of the birds of world. Dep. Of Ornitology, American Museum of Natural History, New York.

Oliveira Pinto, O.M., 1938. Catálogo das aves do Brasil. Parte 1. Ver. Mus. Paul., 22:1-566.

____, 1944. Catálogo as aves do Brasil. Parte 2. São Paulo, Depto. de Zool. Da Secr. da Agricult., Ind. e Com. 700p.

Sick, H., 1985. Ornitologia brasileira, uma introdução. 2 vol. Brasília, Editora da Universidade de Brasília.

Traylor Jr., M.ª, Editor, 1979. Check-list of birds of the world. Vol. VIII. Museum of Comparative Zoology, Cambridge.

von Ihering, H., 1898. As aves do Estado de São Paulo. Rev. Mus. paul., 3:113-476.