Precisamos mudar essas embalagens

 

 

A presença de lixo plástico nas águas de rios, lagos e oceânicas causa impactos mortais nos animais que vivem ou frequentam essas águas. Os piores impactos são decorrentes da ingestão do lixo, que é confundido com alimentos por esses animais e acabam obstruindo seu sistema digestivo, causando sua morte. 

Outro impacto mortal que causa muito sofrimento às aves é o estrangulamento por argolas plásticas. Essas argolas são usadas como lacres de embalagens como, por exemplo, garrafas e garrafões de água de 5 e 10 litros, e também de óleos lubrificantes, que se soltam no ato da abertura desses vasilhames. 

Essas argolas foram projetadas para ficarem presas às embalagens, no entanto, muitas vezes, seja pela curiosidade das pessoas, seja pelo manuseio intensivo decorrente do seu reuso, acabam se soltando e, muitas  vezes, são inadvertidamente descartadas nas águas dos rios, lagos e oceânicas. Sua confusão com alimentos é facilitada por seu colorido e por se assemelharem a larvas, por este motivo ingeridas pelas aves e outros animais. Nas aves, elas podem ficar presas entre o bico e a nuca, impedindo-as de se alimentarem, causando morte lenta por inanição, com muito sofrimento para elas.

Também as pulseiras plásticas e emborrachadas que vez por outra entram na "moda" podem causar este problema.

Isso pode ser evitado com uma atitude simples por parte dos fabricantes de embalagens: mudar o sistema dos lacres de modo que essas argolas não sejam mais geradas. Uma pequena mudança, de baixo custo, que evitaria o sofrimento e morte desses animais. Enquanto a indústria não toma esta decisão, todos podemos colaborar para evitar este impacto: cuidar de seu lixo, dando a ele o destino que deve ter. Lugar de lixo é na lixeira.