Que ave é esta?

 

Você conhece as aves que vivem soltas por aí? Sabe o nome delas? Quer conhecer algumas? O melhor jeito de descobrir o nome de uma ave é usar um livro chamado "guia de campo". Campo de futebol? Claro que não! Campo de aviação? Também não! O que aqui é chamado de campo é todo lugar ao ar livre, as matas, as praias, o oceano, os parques e até mesmo o jardim de tua casa ou a rua onde você mora. É todo lugar onde você pode encontrar uma ave vivendo em liberdade.

 

Vamos começar então conhecendo o Guia de Campo da June, que mostra algumas aves comuns da Cidade de São Paulo, mas que podem ser vistas em muitas outras cidades do Brasil. Preste atenção no colorido de cada ave, o seu tamanho, o tamanho da cauda, o tamanho e o formato do bico. Fique com uma régua na mão, para ir percebendo o tamanho de cada uma. Também é importante saber qual é o lugar onde cada ave pode ser vista, o ambiente onde ela prefere viver, que é chamado de hábitat. Veja que para cada ave são dados dois nomes: o nome popular e o nome científico. O nome científico, que parece mais um palavrão, é o nome usado pelos ornitólogos, que são as pessoas que estudam as aves. A vantagem deste nome é que ele vale para todo o mundo. Já o nome popular é o nome usado pelo povo e por isto é diferente em cada país ou mesmo em diferentes regiões de um mesmo país. Até mesmo numa mesma cidade uma ave pode ter nomes populares diferentes, o que pode causar uma certa confusão.

Clique aqui para ver o Guia de Campo da June.

Viu que belos desenhos? Você também sabe desenhar aves? O melhor jeito de conhecer uma ave é desenhá-la. Depois que você desenhar uma ave, nunca mais se esquecerá dela.

Clique aqui para ver como é fácil desenhar as aves.

Agora que você já sabe desenhar uma ave e já conhece muitas aves comuns, que tal ir dar uma olhada lá fora para ver se tem alguma ave? Se estiver de noite deixe para amanhã. Quando for para a escola, aproveite para ir vendo pelo caminho. Veja se passa alguma voando, se tem alguma no chão procurando comida. Se vir alguma árvore com frutinhos maduros fique de olho, pois logo-logo deve aparecer alguma ave que gosta de frutos, que são chamadas de frugívoras. Peça a teus pais para te levarem no próximo fim de semana para passear em algum parque. Leve um caderno de desenho ou algumas folhas de papel e teus lápis de cores ou giz de cera. Toda ave que conseguir ver bem faça um desenho e colora da melhor forma que conseguir. Escreva no canto do papel onde viu aquela ave, o que ela estava fazendo e o que estava comendo.