Escutadores de Aves

As aves são, sem dúvida, um dos grupos animais que mais atraem a atenção do ser humano. Quando se indaga as pessoas sobre algumas qualidades dos animais, tais como a beleza de seu colorido, de seu movimento, de sua voz e também da facilidade de observá-los na natureza, ou da tendência deles se aproximarem de nós, pedindo a elas que dêem pontos para cada uma dessas qualidades, inevitavelmente são as aves que sempre atingem o maior score. Por isto a contemplação das aves é a atividade que mais envolve pessoas em todo o mundo, mais que qualquer outro grupo animal. A observação de aves, ou o birdwatching, é uma atividade extremamente compensadora para os que a praticam, pois implica em atividade física, visitas a lugares naturais de grande beleza, novas amizades, companheirismo, aprimoramento cultural, relaxamento e, para muitos, a oportunidade de desenvolver-se na arte da fotografia ou do desenho.

 

Um dos propósitos do Centro de Estudos Ornitológicos é dar às pessoas as primeiras orientações e oportunidades para desenvolver-se como um observador de aves, por meio de cursos de observação de aves e de passeios de observação em áreas naturais.

 

Por meio do programa Escutadores de Aves, o CEO pretende dar à atividade de contemplação das aves a necessária acessibilidade, permitindo que também pessoas portadoras de deficiências visuais possam usufruir, senão de todas, mas de boa parte das vantagens dessa prática. A vocalização das aves constitui um dos mais interessantes e belos capítulos de seu estudo e de sua contemplação, sendo, muitas vezes, o principal instrumento para sua identificação no campo.

 

A proposta do programa Escutadores de Aves é principalmente trabalhar em parceria com as associações de deficientes visuais, no sentido de que essas incorporem a atividade de audição das aves em suas atividades. Para isto, realizará junto a essas associações, palestras para grupos de deficientes visuais, levando a eles os conhecimentos sobre diversos aspectos da vocalização das aves, bem como capacitando-os a melhor usufruírem dessa percepção. Da mesma forma serão organizados passeios de campo para a prática da escuta de aves em seu ambiente natural. Por fim, aos que se interessarem particularmente por esta atividade, o CEO oferecerá o devido suporte técnico para o contínuo aprendizado nessa importante área da ornitologia.

 

Além destas, certamente muitas outras atividades serão idealizadas, pelos parceiros do Programa e pelos próprios escutadores. Outro projeto já está em fase de planejamento e prevê a produção do CD "Ouvindo as aves ao nosso redor", que trará as vozes das aves mais comuns de serem ouvidas nas cidades brasileiras. O CD terá, além das vozes, um texto explicativo sobre cada espécie que poderá ser lido no computador com programas próprios. Nestes textos se falará um pouco sobre a vida de cada uma delas.

Todas as associações de deficientes visuais e pessoas interessadas no bem estar dessas pessoas estão convidadas a se integrarem a esse programa, que pretende ser não apenas um programa do CEO, mas de toda a sociedade brasileira.