HISTÓRICO

 

Centro de Estudos Ornitológicos

 

1984 a 1994 - 10 Anos do CEO

1995 a 2004 - 20 Anos do CEO

2005 a 2014 - 30 Anos do CEO

2015 em diante - A caminho dos 40 Anos do CEO

    

1995

 

No dia 7 de outubro, o CEO participou do Festival Mundial das Aves promovido pela BirdLife International, cujo tema internacional foi “Conservação dos habitats das aves”. O tema local foi: “SOS Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”. O evento aconteceu no Auditório da CETESB, cedido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e contou com a participação de outras entidades ambientalistas com atuação na região da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, as quais apresentaram os problemas ambientais de suas regiões e propostas de soluções.

 

Em dezembro o CEO lançou o projeto “Aves ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo”, que visava monitorar as populações das 38 espécies de aves ameaçadas no estado, bem como verificar a situação de proteção das “áreas chave” propostas como prioritárias para preservação destas espécies pela BirdLife International, (segundo a publicação “Key areas for threatened birds in the Neotropics”), sugerindo e participando de programas específicos de preservação destas áreas.

 

1996

 

De 3 a 9 de junho, o CEO participou da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Projeto “Revitalização do Parque da Água Branca”, em São Paulo, SP. Entre os dias 3 e 5, o CEO apresentou, para alunos do primeiro grau, o material da campanha do WWF contra o tráfico de animais silvestres. Também foi apresentado o Programa Jardim Ecológico, como uma alternativa à manutenção de animais silvestres em cativeiro. A atividade era encerrada com desenhos feitos pelas crianças que, até o final do evento, contribuiram com 370 desenhos. Os temas da participação do CEO na Semana do Meio Ambiente foram: “Troque seu animal silvestre aprisionado por muitos em liberdade em um mini-ecossistema” e “Lugar de animal silvestre é na natureza”. Por ocasião deste evento, o CEO foi convidado pela coordenação do Projeto Revitalização do Parque da Água Branca a apresentar um projeto de implantação de um jardim ecológico no Parque.

 

Em julho começou a ser desenvolvido o projeto “Implantação do Jardim Ecológico do Parque da Água Branca” com orientação técnica do CEO e apoio operacional do Projeto Revitalização do Parque da Água Branca e participação da Associação de Amigos Ambientalistas do Parque da Água Branca. Foi implantado um jardim ecológico na área correspondente à nascente e ao seu lado foi construído um observatório de aves onde foram instaladas fotos com dados básicos sobre as aves do Parque e orientações sobre como fazer um jardim ecológico.

 

Dentro das atividades do “Programa Jardim Ecológico”, o CEO elaborou a apostila “Plantas que atraem aves”, onde são dadas orientações para a utilização de aproximadamente 390 espécies de plantas de importância biológica para aves.

 

Em setembro o CEO publicou o Jornal do Jardim.

 

No dia 5 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Ave, o CEO promoveu o evento: “Observando as aves de outubro”. Diversas equipes observaram aves em áreas verdes da Cidade de São Paulo e, no final da manhã, se encontraram no Parque da Água Branca, para a consolidação dos dados. No sábado anterior (28 de setembro), o CEO promoveu no Parque da Água Branca um “encontro preparatório” para estas equipes, onde foram comentados diversos aspectos da observação de aves e apresentado um audiovisual de aves da Cidade de São Paulo. O evento contou com a cobertura de diversos órgãos da Imprensa entre os quais a TV Bandeirantes, TV Record, Diário Popular, Jornal da Lapa.

  

1997

  

Em fevereiro o CEO inicia o projeto Levantamento da Avifauna da Estação Experimental de Itapetininga, dentro da proposta do Projeto Aves Ameaçadas do Estado de São Paulo.

  

Em 11 de abril, a associada Maria Thereza Temperini, apresentou o vídeo "Tráfico de animais silvestres", da WWF, para alunos do segundo grau da Escola Estadual Caetano de Campos.

 

Em maio, baseado em iniciativas individuais que vinham sendo desenvolvidas por alguns de seus associados, o CEO decidiu pelo lançamento da campanha permanente “Lugar de animal silvestre é na natureza”, que visa desestimular o gosto pela manutenção de animais silvestres como animais de estimação.

 

Em julho, o CEO deu início à realização de Excursões Científicas, destinadas ao registro da avifauna e das condições de preservação de áreas naturais a serem visitadas por grupos de associados.

 

No dia 6 de setembro, membros do CEO foram convidados para ministrarem a palestra “Como atrair aves para um Jardim Ecológico”, para um grupo de 19 pessoas moradoras do bairro de Santa Clara, no Município de Jundiaí, a convite da Sociedade de Amigos de Santa Clara, Vargem Grande, Caguaçu e vizinhanças.

  

1998

  

Em maio, deu-se início à publicação periódica do Clipping do CEO, um boletim distribuído via correio a todos os associados, com informações diversas sobre aves, meio ambiente e sobre atividades da entidade. A publicação do Clipping em papel foi interrompida com o advento da internet, quando passou a ser veiculado por essa via.

  

Em 25 de agosto, o CEO recebeu do Sr. Ivan Russeff, Gerente de Cultura da Prefeitura Municipal da Estância Climática de Ribeirão Pires, SP, solicitação de colaboração tendo em vista o "fato de o município estar em processo de formulação de uma ampla política de proteção e educação ambiental, iniciativa indispensável a uma região, como a nossa, de ricos mananciais e de área significativa ainda coberta pela Mata Atlântica e frequentada por grande número de espécies de pássaros". Em atenção a esta solicitação, o CEO realizou visitas ao município, compilando uma lista provisória de aves do Parque Municipal Milton Marinho de Moraes e elaborando o projeto "Observando aves em Ribeirão Pires"

 

No dia 20 de setembro, o CEO promoveu, no Parque da Água Branca em São Paulo, o 1º Encontro dos Jardineiros Ecológicos, destinado a congregar os adeptos da prática do Jardim Ecológico. Participaram 20 "jardineiros ecológicos" que assistiram a três palestras: "Como fazer um Jardim Ecológico", ministrada por Luiz Fernando de A. Figueiredo, “Como socorrer animais silvestres acidentados ou doentes” e “Problemas com animais domésticos na cidade e com animais silvestres em casa”, ministradas por Angela Branco, Diretora da Divisão Medicina Veterinária e Manejo da Fauna (atualmente Divisão de Fauna) do DEPAVE, da Prefeitura de São Paulo.

 

Em 18 de outubro o CEO participou do Festival Mundial das Aves e da Contagem Mundial das Aves da NTT, realizando o evento local "Observando as aves de Outubro", quando 16 observadores de aves, registraram 90 espécies de aves. Para a Contagem Mundial das Aves, realizada durante todo o mês de outubro foram registradas 185 espécies de aves.

 

1999

 

Em janeiro foi concluído o relatório do Projeto Levantamento da Avifauna da Estação Experimental de Itapetininga, iniciado em fevereiro de 1997. Foram detectadas 172 espécies de aves. Também foram registradas as condições de preservação da área e encaminhada propositura de transformação das áreas naturais da Estação em Reserva Ecológica, o que garantiria melhores condições de preservação da área.

 

Em abril, uma equipe do CEO iniciou o Levantamento da Avifauna do Parque Estadual Juquery, situado no município de Franco da Rocha, São Paulo, e subordinado ao Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 

 

Em abril, é constituido o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos/CBRO, do qual o CEO passa a ser colaborador.

 

Ao longo do ano, membros do CEO realizaram o Levantamento da Avifauna da EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia, do Governo do estado de São Paulo, município de São Paulo, atendendo solicitação da Empresa, com a detecção no local de 67 espécies.

  

2000

  

Nos dias 20 e 21 de maio, cinco membros do CEO realizaram uma visita à Estação Ecológica de Paranapanema, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a pedido de seu administrador, para a realização de observação e identificação de aves, como contribuição ao processo de elaboração do Plano de Manejo desta unidade de conservação. Foram identificadas 97 espécies.

 

Entre 9 e 14 de julho, foi apresentado durante o VII Congresso Brasileiro de Ornitologia (Florianópolis), promovido pela Sociedade Brasileira de Ornitologia, o relatório "Levantamento da avifauna do Parque Estadual Juquery, Franco da Rocha, São Paulo: uma avaliação auto-crítica das técnicas de campo para inventários ornitológicos", com resultados do levantamento da avifauna do Parque, iniciado em abril de 1999. O trabalho também está publicado no Boletim CEO Nº 14.

 

Em 25 de setembro, o CEO iniciou, atendendo solicitação, uma colaboração técnico-científica ao Projeto "Avifauna da APA Ibirapuitã", desenvolvido por acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região da Campanha, Campus Universitário de Alegrete, RS, referente principalmente à identificação de aves.

 

Em novembro, o CEO, representado por Luiz Fernando de A. Figueiredo, colaborou com os trabalhos do “Projeto de Educação Agroambiental para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, da Embrapa – Meio Ambiente, com sede em Jaguariúna, SP, do que resultou a publicação dos cinco volumes da série "Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável".

 

2002

 

Em março o CEO lançou a Campanha: "Compensandeo a natureza com a própria natureza" propondo que a compensação pela perda ou danos à natureza deve ser feita com a restituição da própria natureza perdida. Quando, por qualquer motivo social, ocorrer a utilização de uma área natural, a compensação do referido dano deve ser a reposição única e exclusivamente de um patrimônio de igual valor social para vir a desempenhar a mesma função do bem perdido.

 

2003

 

No dia 10 de abril, Luiz Fernando de A. Figueiredo, representando o CEO, acompanhou um grupo de 30 pessoas ao SESC Interlagos, no passeio promovido pelo SESC Paraíso, especializado em Turismo Social, dentro do programa DiverSãoPaulo. Foram ministradas duas palestras abordando o tema observação de aves e aves comuns da cidade de São Paulo e os participantes fizeram passeios pela área para observação das aves.

 

Em julho, representado por cinco membros, o CEO colaborou com o projeto “Monitoramento do Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Estado de São Paulo”, participando da contagem destas aves na Ilha de Cananéia, no litoral sul do estado. O projeto e coordenado por Mauro Galetti (Laboratório de Biologia e Conservação, UNESP, Rio Claro) e Stuart Marsden (Manchester Metropolitan University, Inglaterra). Visava mapear os locais de nidificação, dormitório, alimentação e outros, visitados por estas aves. Concomitantemente foram realizados censos, visando identificar os locais onde estão as maiores populações, locais de nidificação e suas ameaças, permitindo propor a criação de novas Unidades de Conservação.

 

2004

Em 4 de novembro, o CEO integrou-se como colaborador do Projeto Pomar, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, que visa promover o paisagismo e recuperação da vegetação das margens dos rios Pinheiros e Tietê, na cidade de São Paulo. Para isto o CEO elaborou e iniciou as atividades do Projeto Aves do Projeto Pomar, que visa o monitoramento da avifauna das áreas de atuação do Projeto Pomar.