Plantas que atraem aves

 

Aproveite ao máximo todo espaço que tiver disponível para plantar vegetais que atraem aves, desde pequenas folhagens (solução para sacadas de apartamentos) até arbustos e árvores.

 

Sugestões para planejar o plantio

 

Se tiver grandes espaços, comece planejando o plantio das árvores maiores e de grandes copas. Pense primeiro naquelas que têm frutos grandes, tipo frutos de pomar (abacateiro, mangueira, etc.). Lembre-se de deixar algumas frutas nos pés para as aves. Também deixe algumas caídas sob as árvores.

 

Continue com árvores médias que dão frutos. Onde houver fiação elétrica aérea ou encanamentos subterrâneos é preciso escolher espécies adequadas, de pequeno porte (máximo de 10 metros) para não atingir os fios, e de raízes axiais e profundas para não prejudicar encanamentos ou calçadas.

 

Espaços pequenos poderão ser preenchidos com árvores altas porém com copas estreitas como as palmeiras (Palmae). Com o mesmo porte são o mamoeiro e as embaúbas, altamente atraentes.

 

Continue com as cercas vivas: alterne flores com néctar (não esquecer malvavisco, que floresce durante todo o ano) com produtoras de pequenos frutos.

 

Gramados: deixe florescer e frutificar pelo menos uma parte, sem aparar (produzem sementes atrativas).

 

Termine com as floreiras e vasos: o maior número possível de flores com néctar.

Se tiver muros, pense na possibilidade de cobrí-los com trepadeiras ou fazer um jardim vertical.

 

Se ainda houver espaço, plante também na calçada. Contate o setor de arborização da prefeitura para orientar-se sobre as espécies mais adequadas para esse espaço, mas exija que seja uma espécie atrativa para aves.

 

Considere que muitas plantas, mesmo tendo um porte maior, podem ser podadas, adequando-se a espaços menores.

 

O planejamento paisagístico do jardim só será possível conhecendo-se o aspecto das plantas escolhidas. Quem as desconhece poderá procurar conhecê-las nas bibliotecas, jardins botânicos, parques públicos, lojas de jardinagem, etc. No projeto paisagístico cada um poderá exercitar sua criatividade. A ajuda de um paisagista será muito bem vinda.

 

Deve-se lembrar que todas as espécies de plantas são direta ou indiretamente de importância biológica para aves, pois os ecossistemas constituem uma unidade indivisível. Se o interesse for realizar reflorestamentos, restauração de ecossistemas, recuperação de áreas degradadas, etc, é conveniente consultar obras específicas e especialistas da área.

 

A relação de espécies que atraem aves é naturalmente muito extensa e o critério de escolha acabará sendo a facilidade de conseguir mudas. Mas qualquer um pode por conta própria observar plantas floridas ou com frutos que são frequentadas por aves, colher sementes e plantá-las.

 

Neste caso você precisará conhecer alguns princípios básicos de jardinagem, o que pode ser conseguido com livros sobre o assunto ou em cursos de jardinagem.

 

Plantas que atraem aves