COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR  E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES

Atualizando registros com a lista atual de aves do Brasil do CBRO.

 

 

A vantagem de não guardar listas de localidades, e sim um banco de registros com todos os registros é que, quando houver mudanças na nomenclatura (nomes científicos das espécies) as correções poderão ser feitas mais facilmente.

 

Basta entrar no banco de registros e procurar as espécies cujos nomes foram alterados, fazendo as devidas correções. No banco de registros (access ou excel) vá ao comando "Editar" depois "Substituir" e cole no campo "Localizar" o nome constante na "Lista anterior". No campo "Substituir por" cole o nome constante na "Lista atual".

 

Mas atenção: quando as mudanças de nomes forem decorrente de splits (desmembramentos, onde subespécies passam a ter o status de espécies), será preciso localizar um a um os registros e verificar sua localidade. Com o split, o taxon anteriormente considerado uma espécie, passa agora a corresponder a duas ou mais espécies, cada uma com suas respectivas distribuições geográficas no Brasil. Com base na localidade dos registros que tiver em teu banco de registros, poderá renomear a espécie corretamente. Neste caso precisará então saber a distribuição geográfica de cada subespécie envolvida.

 

Os arquivos a seguir ajudam a verificar se os nomes em tuas listas estão de acordo com a lista de aves do Brasil do CBRO versão 2015.

 

Conferir com CBRO 2015 - especies familias e ordens

 

Conferir com CBRO 2015 - nomes em portugues

 

Conferir com CBRO 2015 - nomes em ingles

 

 

VOLTAR AO INÍCIO