LOCALIDADES DE INTERESSE PARA A PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES DE AVES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Atualização: 20/2/2007

 

Uma importante estratégias de preservação de espécies ameaçadas de extinção é a indicação de áreas prioritárias para sua preservação, desta forma direcionando para essas áreas esforços de pesquisa e de conservação.

 

A primeira vez que se utilizou essa estratégia para o estado de São Paulo, foi em com a publicação do livro Key areas for threatened birds in the neotropics, pela BirdLife International, que indicou 21 "áreas-chave" para a conservação de espécies ameaçadas de extinção no estado. As localidades que receberam essa indicação de área-chave estão indicadas aqui com a notação [key area].

 

Posteriormente, por iniciativa governamental, por intermédio do Programa BIOTA/FAPESP, foram indicadas áreas prioritárias para a preservação da biodiversidade no estado, aqui indicadas como [prior].

 

A BirdLife International, por intermédio de sua representante no Brasil, a SAVE Brasil, indicou na publicação Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil, Parte I: Estados do Domínio da Mata Atlântica, 16 IBAs (Important Bird Areas), ou AICAS (Áreas Importantes Para a Conservação das Aves), aqui indicadas como [IBA].

 

 

As localidades

 

Legenda

Arq. = Arquipélago 

EE = Estação Ecológica 

EEx = Estação Experimental

faz. = fazenda

FN = Floresta Nacional

PE = Parque Estadual

PN = Parque Nacional

RE = Reserva Estadual

 

Rio Pardo, faz. [key area]

Localizada a 40 km a oeste de Botucatu, com coordenadas 22º50'S 48º40'W. Os habitats principais são cerrado, campo cerrado e campo.

Itirapina [key area] [IBA]

 

Itapetininga, EEx [key area]

 

Mantiqueira, serra da [IBA]

No estado de São Paulo essa IBA estende-se de Campos do Jordão até Queluz, na divisa com o RJ. Os endemismos dessa região são Oreophylax moreirae, Tijuca atra e Piprites pileata.

Campos do Jordão [key area]

 

Poncianos [key area]

Situa-se nas montanhas a 35 km a noroeste de Taubaté, coordenadas  22o50’S 45o52’W , perto da divisa com Minas Gerais. O habitat principal é floresta de montanha com mata de altitude e mata de Araucaria. 

 

São Francisco Xavier/Monte Verde [IBA]

 

Bocaina, serra da/Paraty/Angra dos Reis [IBA]

 

Serra da Bocaina, PN [key area] 

 

Taubaté [key area]

Trata-se de uma região amplamente utilizada para agricultura localizada na drenagem do rio Paraíba no centro-leste de São Paulo, com coordenadas 23o01’S 45o33’W. O habitat principal é brejo e campos irrigados de arroz.

 

Serra do Mar, PE (entre Caraguatatuba e Picinguaba) [IBA]

Compreende a porção mais oriental da Serra do Mar, incluindo os núcleos de Picinguaba, Indaiá, Cunha, Santa Virginia, Natividade da Serra e Caraguatatuba e remanescentes contíguos de florestas de baixada. A vegetação predominante é a floresta tropical pluvial costeira, com suas variações altitudinais.

 

Ubatuba [key area] e Bairro do Corcovado [key area]

 

Serra do Mar, PE - Caraguatatuba, núcleo [key area] 

13.700 ha . 23o40’S 45o24’W.

Compreende floresta de montanha entre 100 e 800 m. 

 

Cantareira, serra da  [IBA]

 

Ilhabela, PE [key area] [IBA]

 

Serra do Mar, PE (entre Santos e São Sebastião) [IBA]

Essa IBA inclui o Núcleo São Sebastião e vizinhanças e também as contíguas Estação Biológica de Boracéia e a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. 

 

Boracéia e Bertioga [key area]

23o45’S 45o55’W

Inclui a Estação Biológica de Boracéia e a região do município de Bertioga, no solo pantanoso e arenoso das baixadas costeiras, cobrindo 6.000 ha . A área tem floresta de baixada e montana (muito desta secundária, porém) e mata de restinga ao longo da costa. Essa [key area] é abrangida pelas IBAs Parque Estadual da Serra do Mar (entre Santos e São Sebastião) e Bertioga.

 

Bertioga [IBA]

Parque Estadual da Serra do Mar (entre Pedro de Toledo e Cubatão) [IBA]

 

Itanhaém/Mongaguá [IBA]

Engloba a planície arenosa entre a rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-55) e as encostas baixas adjacentes, até os limites do Parque Estadual da Serra do Mar. Há remanescentes significativos de mata de restinga. Grande parte da restinga permanece alagada grande parte do ano. 

 

Alcatrazes, arq. [IBA]

 

Paranapiacaba, Maciço Florestal [IBA]

 

Carlos Botelho, PE [key area] 

 

Intervales, PE [key area] 

 

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira [key area]

 

Sete Barras, RE [key area]

15.646 ha

Localizada a 10- 30 km ao norte da cidade de Sete Barras, na Serra de Paranapiacaba. Compreende floresta úmida abaixo de 1.000 m . 

 

Juréia-Itatins, EE [key area] [IBA]

 

Ilha Comprida e Ilha de Cananéia [key area] [IBA]

202.832 ha. 24o54’S 47o38’W.

A [key area] compreende a Ilha Comprida e a Ilha de Cananéia. A [IBA] compreende, além das duas ilhas, as matas de planície em frente à Ilha do Cardoso, que não estão incluídas em unidades de conservação de proteção integral. A Ilha Comprida, com cerca de 65 km de extensão e 3 km de largura, de formação arenosa, estende-se ao longo da costa, em frente aos municípios de Iguape e Cananéia. Tem ambientes de praias costeiras, dunas, restingas arbustivas, brejos, matas de restinga e manguezais. A ilha de Cananéia, tem em torno de 27 km de extensão, situa-se entre a Ilha Comprida e o continente.

 

Guaraqueçaba/Jacupiranga/Cananéia [IBA]

Essa [IBA] compreende áreas do estado do Paraná e São Paulo, abrangendo, neste estado, as [key areas] do Parque Estadual Jacupiranga, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Foz do Rio Ribeira e Iguape. 

 

Jacupiranga, PE [key area] 

 

Ilha do Cardoso, PE [key area] 

Foz do Rio Ribeira [key area]

Situada na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe. A foz do rio Ribeira situa-se a 20 km ao norte da cidade de Iguape. Inclui aproximadamente 1000 ha de floresta de baixada, lagoas e áreas alagadas. 

 

Iguape [key area]

Localizada próximo à cidade de Iguape, do lado oposto da Ilha Comprida, ao longo da costa. Compreende aproximadamente 1500 ha de hábitats variados, como floresta de restinga, floresta inundável e floresta de encosta.