Polioptila lactea

balança-rabo-leitoso

Creamy-bellied Gnatcatcher

 

Ameaçada de extinção (SP)

 

Atualização 18/1/2009

Distribuição Geral

Paraguai e nordeste da Argentina. RJ, SP, PR, SC, RS.

Registros no Estado de São Paulo

Há quatro registros para o Estado:

 

"Rio Feio" - dois exemplares coletados por F. Günther em 1905 (20/9 e 5/10), no MZUSP (Pinto 1944).

 

Promissão (Willis & Oniki 2003), espécime coletado. O autor não esclarece onde está depositada a pele, nem ano em que esta se deu.

 

"Rio Ribeira" (Ihering 1898). [Ihering a relaciona como P. leucogastra (Wied) (Segundo José Fernando Pacheco, in litt., Ihering por equívoco associou os exemplares com a forma endêmica da caatinga, atual Polioptila plumbea atricapilla, e não com Polioptila lactea Sharpe 1885). Ihering assim a descreveu:  “Cinzento em cima com as azas e a cabeça pretas. O lado inferior é branco. Das rectrizes, as do meio, são pretas, as lateraes brancas”). Diz ainda que “O Snr. Krone caçou um exemplar no valle do Rio Ribeira. Temos-a da Bahia”, o que indica que o exemplar de Krone não foi depositado no MZUSP. De fato, Pinto (1944:384) não relaciona esta pele de Krone (embora cite na distribuição “rio Ribeira”) e por outro lado relaciona uma pele de 1989 da Bahia. Segundo José Fernando Pacheco (in litt.) Pinto parece ter inferido que esta pele pertenceria a este táxon em lugar de qualquer outro, possivelmente, apenas por razões biogeográficas e ao não incluí-la dentre o material do MZUSP, é certamente porque não deve ter tido acesso a ela (José Fernando Pacheco, in litt.]. 

 

Uma certa confusão existente até o início do século XX a respeito da taxonomia de Polioptila deve ser o motivo de determinações igualmente confusa, até que o grupo fosse revisto em Hellmayr, C. E. (1901) Zur revision der Gattung Polioptila. Novit. Zool. 8:356-361.  

 

São Carlos (Motta-Junior e Vasconcellos 1996), registro visual. Considerado como sendo P. dumicola por Willis & Oniki (2003). 

 

Willis & Oniki (1993. BBOC 113:31) consideram a espécie desaparecida no estado, indicando textualmente como últimos registros os presentes em Pinto 1944.

Ecologia

Habita o dossel e bordas de matas.

Ameaças

Medidas tomadas

Medidas propostas

Nível de ameaça

Preservação ex-situ