Município de Piracicaba

Estação Ecológica de Ibicatu

Coordenadas: 22º 46’49”/47º 49’ 09” . Situa-se no município de Piracicaba. Pequena unidade de conservação com superfície de apenas 76,40 ha. Apresenta morrotes alongados e espigões, com altitude média de 500 m, com vegetação de floresta estacional semidecidual. Possui alojamento.

Tanquã

A região e comunicade assim conhecida fica junto ao rio Piracicaba, com acesso a partir de Piracicaba pela rodovia Samuel de Castro Neves.

O local apresenta uma riqueza considerável de aves aquáticas, algumas com ocorrência exclusiva lá, consierando-se o estado de São Paulo. Para uma adequada observação das aves do Tanquã é indispensável a utilização de barcos, o que é facilitado pelo fato de existirem ali diversos pescadores que alugam seus barcos para os passeios de observação. Um deles, o Ivanildo, acabou se interessando pela atividade e, além de disponibilizar seu barco, é também grande conhecedor das espécies do lugar.

Uma opção para quem quer hospedar-se mais próximo do local é a cidade de Anhembi, que fica a aproximadamente 20 km do Tanquã. Uma indicação feita por observador de aves que já se utilizou deste expediente é no Divino Hotel. Outra opção é a Pousada Bacury, também às margens do rio Piracicaba e que fica a poucos quilômetros do Tanquã.

Veja matéria sobre a área em jornal local de Piracicaba.