Serra do Itapetinga - Atibaia

Seriema, Cariama cristata. Foto: Julio Guedes.

A Serra do Itapetinga estende-se pelos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Mairiporã e destaca-se na paisagem como um imponente monumento natural de rara beleza cênica. Localizada entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, é um importante corredor ecológico para a fauna e a flora dessa região. O nome provém do tupi “ita” = pedra, “tinga” = branco, referindo-se à cor original das rochas que afloram na região. Um dos pontos mais frequentados da Serra é a Pedra Grande, um afloramento rochoso com atitude de 1.400 m que se destaca na paisagem e é usado para a prática de esportes radicais pelos moradores da região.

A Serra alberga uma elevada biodiversidade com algumas espécies endêmicas (que só ocorrem nesta Serra), dentre as quais se destaca a rã-grande-de-corredeiras (Megaelosia boticariana), descoberta em 1994 pelos pesquisadores Ariovaldo A. Giaretta e Odair Aguiar Jr. (publicação em 1998). Outro endemismo marcante é a cactácea Rypsalis spinescens, citada pelo biólogo Sérgio T. Meirelles em 1996, tipicamente presente no afloramento Pedra Grande, uma área extremamente sensível e que vem sofrendo impacto constante pelos turistas. Segundo Meirelles, nas lajes e matacões do conjunto Pedra Grande estão presentes 105 espécies de plantas vasculares e briófitas (musgos), sendo que 58 destas são capazes de se estabelecer praticamente sobre a rocha (granito), o que caracteriza tal ambiente como único e bastante frágil. Espécies características são as amarílis (Hipeastrum damazianum), bromélias (Dyckia pseudococcinea) e orquídeas (Epidendrum ellipticum).

 

Dentre a fauna destacam-se em número de espécies as aves, com 165 espécies somente no Parque Municipal da Grota Funda, que alberga 250 ha dos 3.948 ha da Serra do Itapetinga, pertencentes à Estância de Atibaia (onde a Serra apresenta maior extensão mas e com maior número de legislações de proteção).

 

O parque é atualmente administrado pela organização SIMBIOSE, que recebeu da Prefeitura a concessão para essa tarefa.

 

Alguns carnívoros ameaçados como a o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é avistado ocasionalmente na Serra do Itapetinga. São residentes espécies como a onça-parda (Puma concolor) a jaguatirica (Leopardus pardalis) e o cachoro-do-mato (Cerdocyon thous) dentre outros.

 

Algumas espécies de primatas também são muito comuns na região, como os sauás (Callicebus nigrifrons) que estão na lista dos quase ameaçados de extinção, o bugio (Alouatta guariba) e o sagui (Callithrix aurita).

 

A avifauna do Parque da Grota Funda foi bem estudada por Willian Zaca, que publicou artigo a respeito. Da mesma forma foram realizadas visitas de membros do CEO, que fizeram alguns acréscimos à lista original. Em diversas visitas os membros do CEO relacionaram também espécies de aves para outras áreas da Serra do Itapetinga, área rural e urbana de Atibaia. Uma compilação da avifauna do município de Atibaia foi tem sido feita por Julio Guedes Filho, associado do CEO e munícipe de Atibaia, totalizando 244 espécies para o município.

 

Culturalmente a Serra do Itapetinga também se destaca. A festa de Santo Antônio comemorada na Igreja do sítio Santo Antônio é uma manifestação popular de grande expressão na região; as congadas e a visitação a Igreja nos finais de semana pela comunidade do entorno revela-se como uma expressão cultural tradicional.

 

 

Veja a lista de aves de Atibaia, compilada por Julio Guedes.

 

Veja fotos da Serra do Itapetinga e Parque Municipal da Grota Funda.

 

Veja vídeos da Serra do Itapetinga (produzidos pela organização SIMBIOSE)

 

Veja vídeo do ninho do papa-formiga-de-grota, Myrmeciza squamosa, filmado no Parque da Grota Funda, de autoria de Daniel Abicair