Parque do Zizo

O Parque do Zizo é uma RPPN situada na Serra de Paranapiacaba, no município de Tapiraí e São Miguel Arcanjo.  É vizinho ao Parque Estadual Carlos Botelho, tendo área de 400 ha. É uma área bastante apropriada para a observação de aves, por sua localização geográfica, numa região de maior extensão geográfica dos remanescentes de mata atlântica e também por seu isolamento. O reconhecimento da avifauna local iniciou-se recentemente e encontra-se atualmente em fase de implementação.

Bob Planqué

Isolada no meio da mata, a base do Parque do Zizo tem dependências simples mas confortáveis. Mesmo nos intervalos das atividades de observação o íntimo contato com o ambiente natural permite uma visualização e audição permanente da avifauna e outros animais.

Bob Planque

 

 

Em 20-22/1/2006  associados do CEO visitaram o Parque do Zizo. Observamos e ouvimos um total de 116 espécies de aves, sendo 12 novas espécies para a lista da localidade, que elevou-se para 180 espécies. Alguns registros interessantes foram Pipile jacutinga, que pode ser vista com relativa regularidade sempre no mesmo local, Triclaria malachitacea, Pulsatrix koeniswaldiana, Chloroceryle inda, Pteroglossus bailloni, Biatas nigropectus, Terenura maculata, Cichlocolaptes leucophrus, Phylloscartes sylviolus, Rampotrigon megacephalum, Attila phoenicurus, muito comum na área, vocalizando frequentemente, Carpornis cucullata, Harpagus diodon e, a grande surpresa da excursão, um indivíduo de Tigrisoma fasciatum, o terceiro registro da espécie para o estado de São Paulo, que gerou uma nota publicada em Atualidades Ornitológicas. O lugar é de extrema beleza, com muitas cachoeiras e mata atlântica primária exuberante.