PARQUE CIDADE DE TORONTO

Com 109.100 m2, está localizado numa vertente entre dois morros. É percorrido por um riacho que desagua em um lago artificial, que atrai diversas aves piscívoras.

A montante do lago há uma área alagada, com vegetação brejosa e em torno desta, nas encostas, há capões de mata em processo de regeneração, formando uma mata ciliar. A área alagada é percorrida por uma passarela, permitindo aos visitantes um contato próximo com essas áreas e sua fauna.

Tem uma área de gramados. Esta fisionomia é responsável pela presença de diversas espécies aquáticas e ribeirinhas, como o irerê e o pé-vermelho, além dos passeriformes de ambientes brejosos, como a lavadeira-de-cabeça-branca, o carretão e o curutié. A proximidade destas aves com os visitantes e o fato de que alguns levam restos de pão e outros alimentos para dar aos peixes e às aves, permitiu que ficassem mansas, também porque os visitantes estão sempre restritos aos caminhos e passarelas muito bem delimitados. Desta forma é possível uma proximidade com os irerês, às vezes vistos ali em bandos superiores a cem indivíduos, e também com espécies em geral muito tímidas, como a saracura-do-mato e os graciosos preás.

É uma das áreas eleitas pelo CEO para a realização do Censo Neotropical de Aves Aquáticas.

Lago

 

Irerês atraídos por pães jogados por visitantes

 

Passarelas

 

Preás comendo grama próximo do lago

 

Áreas alagadas

 

Lago e mata ciliar