Bol. CEO 6:19-20 Janeiro de 1989

SOBRE Mimus triurus NO ESTADO DE SÃO PAULO

Edwin 0. Willis

Depto. de Zoologia, UNESP

13.500 – Rio Claro, SP

&

Jaques M. E. Vielliard

Depto. Zoologia, UNICAMP

13.081 – Campinas, SP

Oliveira (1987) avistou Mimus triurus na praia do Guaraú, Peruíbe, em 7 de setembro de 1984. Vielliard e J. D. Lebreton já haviam encontrado um indivíduo em Marujá, na ponta sul da Ilha do Cardoso, em 17 de agosto de 1979, sendo este o primeiro registro da espécie para o Estado de São Paulo. Willis encontrou um indivíduo no mesmo local em 26 e 27 de junho de 1984 e um outro, nas praias com vegetação baixa de restinga, na ponta norte da Ilha Comprida, em 19 de junho de 1984.

A espécie parece ocorrer regularmente nos meses de inverno nas restingas abertas do litoral sul. Prefere os arbustos em zonas abertas, gramados ou árvores pequenas nas vilas de caiçaras, voando até o chão para apanhar insetos.

Muitos detalhes sobre a distribuição das aves do Estado de São Paulo não estão publicados e mais de 20 outras espécies avistadas no Estado, em anos recentes, não estão ainda registradas na literatura. Assim, é importante para os autores e editores verificarem junto aos ornitólogos profissionais envolvidos em levantamentos dentro do Estado, antes de publicar sobre possíveis novidades distribucionais. Também, a consulta a revisores é útil para evitar possíveis erros como, por exemplo, a identificação incorreta por pessoas que não conhecem bem as aves. Não acreditamos que seja este o caso para a ave encontrada por Oliveira, por ser uma espécie já encontrada por outros ornitólogos e por ser parente daquela (Mimus saturninus) estudada para a dissertação de mestrado da distinta autora.

Referência Bibliográficas

Oliveira, M.M.A. de, 1987. Ocorrência da calandra real (Mimus triurus) (Passeriformes, Mimidae) no Estado de São Paulo. Bol. Centro de Estudos Ornitológicos, São Paulo. 3:30-33.

Recebido em 9 de março de 1988