Observatório de Aves

O observatório de aves é uma pequena construção rústica destinada a servir de abrigo e esconderijo para os observadores de aves, permitindo que eles vejam as aves mais de perto e em situação mais confortável.

O observatório deve estar localizado próximo a algum ponto atrativo para as aves pois os observadores ficarão escondidos esperando que elas apareçam. Os pontos atrativos são geralmente locais com boa disponibilidade de alimento como árvores frutíferas, "jardins ecológicos", ou onde as aves se reproduzem, como ninhais. Também podem ser colocados em habitats especiais como beira de lagos ou banhados, dossel de mata. Neste último caso o observatório é chamado de "torre de observação".

Dentro do observatório podem ser afixados posters com fotos das aves que podem ser vistas no local, bem como das que podem ser encontradas na área, com breves textos explicativos da biologia das espécies. Deste modo, o observatório pode funcionar como um importante ponto dentro do roteiro de educação ambiental do local.

Dependendo das condições de segurança local, dentro do observatório podem ser instalados equipamentos de observação como lunetas e binóculos.

Apesar de ser usado com maior frequência para a observação de aves, o observatório serve naturalmente também para a observação de outros grupos animais, especialmente mamíferos.

Um observatório modelo foi construído com orientação do Centro de Estudos Ornitológicos no Parque da Água Branca, em São Paulo. Trata-se de uma cabana retangular, medindo 5 metros de comprimento e 2,5 metros de profundidade. Tem apenas três paredes, já que o lado contrário ao ponto atrativo para as aves não precisa ser fechado. Foi feito com casqueiros de pinheiro e coberto com telhas comuns. Pode também ser coberto com sapê, que dá um belo efeito ornamental. Na parede do lado do ponto atrativo são feitas aberturas para a observação das aves, algumas mais baixas, para serem usadas pelas crianças.