COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES
Trabalhando com datas de registros.
O ideal é registrar no
banco de registros, a data da forma habitual: 12/5/2000. Evite zero antes de dia
ou mês, ou seja, não registre 12/05/2000. Quando for analisar meses de
ocorrência de uma determinada espécie, por exemplo, esse zero desnecessário irá
atrapalhar. Também use o ano sempre de forma completa e não abreviado: 99, por
exemplo. Como estamos tratando de registros, poderá ter registros de diferentes
séculos e aí haverá problema: 1899 ficará igual a 1999.
Note que no excel, pode-se
determinar como o dado entra na casela: vá em Formatar, Células e
Registros obtidos de
literatura estrangeira em formato digital, ou planilhas com registros referentes
a espécimes em museus, hoje já bastante frequentes na internet, poderão vir com
o sistema americano de registro de data: mês, dia, ano. Neste caso precisa
transformar essas datas em nosso formato: dia, mês, ano, antes de incluir esses
registros no banco de dados. Um processo para fazer isto é o seguinte:
1. Copie a coluna com as
datas que precisa acertar.
2. Leve essa coluna ao word.
Marque-a e dê os comandos: Tabela, Converter, Tabela
3. Copie essas colunas para
o excel. Na quarta coluna do excel (Coluna D), primeira casela, insira o
seguinte código:
=CONCATENAR(B1;"/";A1;"/";C1)
A data será recomposta, no
formato dia/mês/ano. Copie a D1 para as demais abaixo, para acertar todas as
datas da coluna.
Copie essa coluna e cole em
outra, para perder o código, mas neste caso use os comandos: Editar, Colar
Especial e, na janela que se abre em "Colar", opte por Valores. Os valores são
colados sem o código. Leve essa coluna ao local da coluna original na planilha
de registros.
Analisando sazonalidade
Coloque a coluna de datas
de ocorrência da espécie que quer analisar na primeira coluna de uma planilha do
excel. Marque-a. Dê os comandos: Dados, Texto Para Colunas. Na janela que se
abre, em Tipo de dados originais, opte por Delimitado. Dê Avançar. Em
Delimitadores, opte por Outros e assinale "/". Dê Avançar. Em Destino, opte pela
casela B1 (clique no ícone e, ao se abrir nova janela, clique sobre a casela B1
e em seguida feche essa nova janela). Dê Concluir. Terá três novas colunas, com
dias, meses e anos. Pode então trabalhar esses dados separadamente. Ordenando as
colunas de meses e dias como segunda opção, já tem uma visualização fácil dos
meses de ocorrência da espécie na localidade e também já pode resgatar as datas
limites de sua permanência na área. Marcando a coluna de meses e fazendo o
procedimento para eliminação de duplicidades e contagem do número de cada
variável (meses) ensinado na Lição X poderá ver o número de registros em cada
mês.
Preparando uma lista com os primeiros
registros de cada espécie na localidade
Uma boa forma de apresentar
uma lista de aves de uma localidade para consulta geral, é apresentar os
primeiros registros de cada espécie, com os respectivos autores desses
registros.
Vá no banco de registros, escolha uma localidade, copie todos os registros em um arquivo excel. Delete todas as colunas com exceção de Espécie, Data, Referência e Coletor. Ordene segundo duas variáveis (em ordem "crescente"): "Espécie" e "Data". Abra um arquivo do access e crie uma tabela para eliminar duplicidades. Terá quatro colunas, as mesmas citadas mais acima. Coloque a chave primária no campo de "Espécie". Copie as colunas do excel e cole no access. O programa iniciará o processo de eliminação de duplicidades (veja na Lição). Terá ao final uma relação de espécies da localidade, sem duplicidades e com a primeira data de seu registro (o programa ao eliminar as duplicidades, escolhe a primeira palavra duplicada da lista, que neste caso será a de data mais antiga, já que isto foi ordenado no excel).