COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR  E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES

Resgatando informações do Banco de Registros.

 

Temos um Banco de Registros único, ao invés de múltiplas listas. Na verdade temos essas listas, mas juntas num só banco, de onde podemos resgatá-las da forma que desejarmos, simplesmente ordenado as colunas conforme nossa necessidade. Teremos assim listas por localidades específicas, listas por municípios (abrangendo várias localidades) listas por ano de registro, listas segundo autores, etc.

 

Note que os nomes dados às diferentes categorias de cada variável devem ser padronizados (da mesma forma que o nome de cada espécie), pois, caso contrário, o resgate dessas informações no banco ficará prejudicado. Por exemplo, é preciso padronizar o nome de cada localidade. Se chamarmos uma localidade com dois ou mais nomes diferentes, o banco nos fornecerá duas listas de um mesmo lugar.

 

Se uma localidade é uma parte menor de outra, é interessante nomeá-la de modo que, ao pesquisar a área maior, a menor seja também incluída. Por exemplo, a localidade Serra da Cantareira, pode ser nomeada “Serra da Cantareira”. Mas nesta serra há localidades mais específicas, “sub-localidades” como o Parque Estadual da Serra da Cantareira, que abrange grande parte da serra. Este seria então nomeado assim: “Serra da Cantareira - PE Cantareira”. Desta forma, em uma única pesquisa no banco, são separados os registros do PE da Serra da Cantareira, junto a todos os outros da serra de mesmo nome. Dentro do PE da Cantareira há os diversos núcleos. Estes seriam nomeados assim, exemplificando com o núcleo Cabuçu: “Serra da Cantareira - PE Cantareira - Núcleo Cabuçu”.

 

Resgatando uma lista de espécies de determinada localidade no Banco de Registros

 

Abrimos o banco de registros e ordenamos a lista pela variável “Localidade”, separando os registros da localidade que nos interessa. Temos, entretanto, uma lista com todos os registros para aquela localidade, onde haverá muitas duplicidades no nome das espécies. O excel e o access dispõe de recurso no programa para eliminar as duplicidades.  

  

Pode ocorrer um problema. Algumas espécies podem continuar aparecendo duas vezes. Motivo: o espaço digitado após o nome da espécie é reconhecido nessa operação do Excel. Ou seja, Coereba flaveola[espaço] é diferente de Coereba flaveola[sem espaço].

 

Para resolver esse problema precisa antes limpar tua lista desses espaços extras:

 

No excel, coloque a lista na coluna A e na casela B1 escreva o código: "=ARRUMAR(A1)". Copie o código para todas as caselas da coluna B até completar a lista. Uma nova lista aparecerá na coluna B sem os espaços extras. Para eliminar os códigos, copie a lista e cole-a em outra coluna com a opção "colar valores".

 

Mais um motivo de usarmos um check-list ao invés de digitarmos os nomes das espécies, já que o check-list já estará livre desses espaços extras.

 

Se tiver recebido uma lista de alguém e quiser saber se ela tem espaços extra, coloque-a no Word e vá em Ferramentas, Opções, Exibir “Espaços” (em Marcas de Formatação). Aí pode visualizar onde tem um espaço “sobrando” após o nome da espécie ou entre as duas palavras do nome.

 

Se levar a lista ao arquivo Eliminar Autores, ele também indica os casos em que há espaços extras após o nome das espécies. Nesses casos o nome da espécie aparece na segunda coluna, nos demais casos aparece apenas a expressão: “O texto tem menos que dois espaços”.

 

Em versões mais novas do Excel: Marque a coluna com os dados onde quer eliminar duplicatas. Na aba de tarefas "Dados" e "Ferramentas de dados" use "Remover duplicatas". Mas note que espaços extras após a palavra ou entre palavras também impedem a eliminação.

 

Agora você tem uma lista de nomes científicos de aves de determinada localidade. Mas pode ser necessário que você "monte" tua lista, ou seja, apresente-a em ordem sistemática, com indicação de ordens e famílias e com os nomes em português e inglês. O próximo passo é então Montando listas com base na lista atual de aves do Brasil do CBRO.

 

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