COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES
Comparando listas no
Access
Muitas será necessário comparar listas. Uma necessidade prática. Vou visitar determinado local e gostaria de saber quais espécies de aves existem lá para as quais eu ainda não fotografei. Preciso então comparar minha lista de espécies fotografadas com a lista de espécies de aves da área que visitarei.
Para isto posso utilizar o arquivo do Access: Comparar listas.
Abro o arquivo e coloco na planilha "Minha lista" a lista de espécies para as quais tenho foto.
Na planilha "Lista a comparar" incluo a lista de aves do local que visitarei.
Em ambos os casos devo incluir apenas os nomes científicos, ou os nomes em português, de acordo com a lista do CBRO, para que possa haver perfeita correspondência entre ambas as listas. Portanto, antes de incluir as listas, confira se estão mesmo de acordo com a lista do CBRO.
Para ter certeza disto, confira antes os nomes de tuas listas, pode usar para isto os seguinte arquivos:
Conferir com CBRO 2015 - espécies famílias e ordens
Conferir com CBRO 2015 - nomes em português
Vá em Consulta e verá que esta já está programada para mostrar as duas listas. Verá que ela já está definida para mostrar todos os registros da lista a comparar e somente os meus registros que tiverem correspondência com a lista a comparar. Assim, ordenando as colunas posso resgatar facilmente a lista de aves da região a ser visitada para a qual não tenho foto.
Para mudar o relacinamento da consulta, vou em "Modo de exibição", "Modo design" e, na linha que une as duas tabelas, clico com o botão direito do mouse, que abre as "Propriedades da junção". Posso mudá-la de acordo com minha necessidade.
Boas fotos!