Município Amigos das Aves

 

Município Amigos das Aves é aquele que institui políticas públicas visando o reconhecimento e a proteção das aves existentes em seu território, bem como estimula seus munícipes a praticarem a observação e a proteção delas, criando facilidades para que o município seja um destino de observação de aves, atraindo observadores e fotógrafos de aves.

  

O CEO se propõe a realizar trabalhos em colaboração com as administrações municipais visando orientá-las sobre o desenvolvimento de ações destinadas a tornar o município um Amigo das Aves.

 

Com esse propósito, já elaborou o documento Aves Paulistanas que, a despeito de ter como foco a cidade de São Paulo, poderá aplicar-se a outros municípios brasileiros.

  

Por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do município de Ribeirão Pires, no estado de São Paulo, foram promovidas, com colaboração do CEO, atividades visando o reconhecimento da avifauna de áreas do município e estímulo à observação de aves pelos moradores e visitantes do município. Foram realizadas palestras sobre a observação de aves, visitas à áreas verdes para detecção das espécies, produção de cartazes e de uma cartilha sobre as aves do município. Veja.