PARQUE ACLIMAÇÃO

Infelizmente nem todos compreendem a importância dos parques urbanos para a biodiversidade, para que possamos ter, próximo de nós, mesmo dentro dos grandes centros urbanos, a presença do maior número possível de animais e plantas. No Parque Aclimação, há um movimento, defendido por membros do Conselho Gestor do Parque, com apoio de um vereador da região, propondo a "limpeza" do lago do Parque, que implica em corte da vegetação nativa que cresce ao seu redor, o que é fenômeno natural no processo de sucessão biológica de toda área alagada, com o argumento de que o lago, visto do alto, para quem passa voando em algum avião, tem o aspecto de um mapa do Brasil! O CEO manifesta-se contra essa proposta, e defende a manutenção da vegetação nativa ribeirinha ao lago. Para isto, apresenta um arrazoado.

 

O parque tem uma lago, cercado por vegetação arbórea.

Em um dos lados há um bosque mais extenso, formado principalmente por grandes eucaliptos, mas também com vegetação nativa arbórea em um estrato mais baixo.

Há um sub-bosque formado principalmente por folhagens usadas em jardins e por uma vegetação herbácea. 

Esse bosque pode ser percorrido com facilidade pela presença de um caminho pavimentado que o percorre em boa parte e trilhas. É uma das áreas na cidade onde ocorre o arapaçu-do-cerrado, ave pouco comum na área urbana.