Parque Nacional da Serra da Bocaina

Com 100.000 ha, tem 40% de seu território situado no estado de São Paulo, abrangendo os municípios de Areias, Cunha, São José do Barreiro e Ubatuba. O restante situa-se no estado do Rio de Janeiro. As altitudes variam desde o nível do mar, onde há praias rochosas, até o pico da Boa Vista, a 2132 m. A cachoeira de Santo Isidoro tem queda de 80 metros de altura. Coordenadas: 22o50’S 44o30’W.

A vegetação é constituída predominantemente pela floresta atlântica úmida até 1800 m e campos alpinos e mata de Araucaria nos picos até 2080 m.

São José do Barreiro

A partir deste município é possível acessar a estrada que cruza o Parque indo até o litoral. Na cidade e no trajeto da estrada até o Parque encontram-se diversos hotéis e pousadas. Estas estão indicadas no site oficial da prefeitura. O site disponibiliza também um útil mapa turístico.

Neblina sobre o vale do Paraíba, vista da estrada para o Parque da Bocaina.

Seguindo pela estrada, a partir do Km 8 já vale fazer paradas para observação de aves. O altiplano é atingido em torno do Km 20. Nas pousadas Campos da Bocaina e Recanto da Floresta existem boas trilhas, de fácil percurso. A Trilha da Bacia (6 km de extensão) dá acesso ao topo da serra, onde pode ser vista a saudade, Tijuca atra.

Vista no Parque Nacional da Bocaina.

Avifauna

Foi indicada como [key area]. Veja lista de espécies ameaçadas que ocorrem na área.