HISTÓRICO

 

Centro de Estudos Ornitológicos

 

1984 a 1994 - 10 Anos do CEO

1995 a 2004 - 20 Anos do CEO

2005 a 2014 - 30 Anos do CEO

2015 em diante - A caminho dos 40 Anos do CEO

    

2006

Em fevereiro, o CEO iniciou sua participação no Censo Neotropical de Aves Aquáticas, promovido pela Wetland International.

Em maio, participou da primeira edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves/Avistar Brasil.

Nos dias 15 e 16 de julho, foram visitadas quatro áreas no município de Itanhaém, SP, em região predominante de matas de restinga, em parceria com a Associação Bichos da Mata.

Nos dias 29 e 30 de julho foi executada a segunda etapa do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, visitando o Reservatório Billings e uma área na várzea do rio Embu-Mirim, no município de Embu.

Em 5 de agosto, o CEO realizou, sob a incumbência de Luiz Fernando de A. Figueiredo, uma palestra sobre observação de aves no Zoológico de Guarulhos, atendendo convite da bióloga Cristiane Bolochio.

Em 19 de agosto é publicada a primeira postagem no Blog do CEO, relatando a visita de alguns associados à Serra do Japi.

Iniciando-se em 2006 e prolongando-se em 2007, o CEO fez o levantamento das aves que ocorrem nos jardins do Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi, São Paulo.

 

2007

No mês de fevereiro o CEO realizou mais uma etapa do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, no Reservatório Billings, uma das áreas com maior concentração de aves aquáticas na região da Grande São Paulo, com apoio da EMAE, que cedeu um barco para atividade.

Em março, no sentido de colaborar com ações voltadas para a observação de aves na cidade de São Paulo, o CEO encaminhou ao Secretário de Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo o projeto Aves Paulistanas com sugestões de estratégias de incentivo e acolhimento dos novos observadores de aves.

   

No dia 15 de dezembro, o CEO visitou a Fazenda Bela Vista, no município de Dourado, SP. Posteriormente a essa visita, o CEO enviou ao proprietário um banner comemorativo desta visita, relacionando as espécies de aves observadas.

   

    

2008

Nesse ano, o CEO iniciou atividades em colaboração com o Parque Esportivo do Trabalhador, em São Paulo, visando estimular a prática da observação de aves pela população visitante. Foi apresentada a palestra "Observando e atraindo aves para os jardins, quintais, sacadas e janelas". Também tem colaborado com o registro das aves que ocorrem nessa área, que já foi parcialmente publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Veja: Parte 1, Parte 2.

 

Ao longo do ano, o CEO promoveu diversasa atividades na Vila de Paranapiacaba, município de Santo André, relacionadas com a observação de aves. Vide em Cursos Ministrados pelo CEO.

   

2009

 

Nesse ano, o CEO iniciou atividades em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ribeirão Pires, visando o estímulo à população desse município para a prática da observação de aves, bem como atrair observadores de aves de outros municípios.

 

Atividade de observação de aves em Ribeirão Pires.

 

 

 

Em 29 de setembro, o CEO comemorou 25 anos.

 

2010

 

 

Entre os dias 14 a 16 de maio, o CEO participou do Avistar Brasil, com um estande. Nesse evento, o CEO apresentou três painéis, relatando as atividades da entidade: "DVD Aves do CEO", "Levantamento da avifauna nas áreas militares" e "Participação do CEO no Censo Neotropical de Aves Aquáticas". Nessa oportunidade, Daniel Abicair e Gilberto Correa a Rocha LIma apresentaram em palestra o DVD "Aves do CEO".

 

Nesse ano, representado por Luiz Fernando de A. Figueiredo, o CEO contribuiu com a identificação e textos sobre aves, para o livro Um Olhar Fotográficos Sobre as Aves Brasileiras, com fotos de Carlos von Wieser, publicado pela empresa Plenarte.

 

No dia 19 de junho, representado pelo Primeiro Secretário, Luiz Fernando de A. Figueiredo, o CEO participou da "Ação Verde no PET!", organizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e o Departamento de Gestão Descentralizada Leste 2 (DG Leste 2) da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, com a apresentação da palestra "História do reconhecimento da avifauna na cidade de São Paulo".

 

No dia 20 de junho, o CEO iniciou um trabalho em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente de Embu das Artes, visando realizar o levantamento da avifauna da APA Embu Verde.

 

2011 

 

No dia 19 de fevereiro, um grupo de 13 membros do CEO esteve na Reserva Biológica Tamboré, para observar e registrar espécies de aves.

 

No dia 28 de abril, o CEO propos a instituição do Dia do Observador de Aves, sugerindo atividades a serem desenvolvidas comemorando a data.

 

No dia 28 de maio, o CEO participou do IV Ciclo de Palestras – Atividades em Montanha, na Abertura da Temporada de Montanha do Pico dos Marins e Região, no Acampamento Base Marins, Piquete/SP, com uma palestra ministrada por Luiz Fernando de A. Figueiredo com o tema "A observação de aves: esporte, lazer, ciência e arte”.

 

No dia 4 de junho, o CEO colaborou com as programações da Semana do Meio Ambiente em Ribeirão Pires, com uma palestra sobre a observação de aves, ministrada por Luiz Fernando de A. Figueiredo no Parque Municipal Milton Marinho de Moraes.

 

Participantes do evento “Fotografando as aves do Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina”

 

No dia 5 de junho, comemorando o Dia do Meio Ambiente, o CEO promoveu o evento "Fotografando as aves do Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina", situado na Serra da Cantareira, no município de Caieiras. Participaram 12 pessoas, entre membros do CEO e convidados, que percorreram algumas trilhas e fotografaram diversas espécies das aves, para serem postadas no site Wikiaves.

 

Participantes do evento “Fotografando as aves do Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina”

No período de 23 a 26 de junho, em parceria com o parque Estadual de Intervales, o CEO realizou a 1ª Expedição ao Parque Intervales – Núcleo Saibadela. Com a participação de 11 membros do CEO e 2 guias ornitológicos do parque, foram registradas 174 espécies de aves. Como desdobramentos dessa primeira visita foi realizada uma exposição das fotos no restaurante do Parque, visando atrair o interesse dos turistas para as aves, e elaborado um plano de treinamento dos monitores locais, direcionado à observação de aves, a ser organizado e ministrado pelo CEO.

Quinze membros do CEO fizeram uma visita de observação de aves ao Condomínio Vila Verde, em Itapevi, no dia 18 de setembro, ond existe uma área de soltura de animais silvestres, em apoio a essa atividade. A equipe foi guiada pelo biólogo Rodrigo de Oliveira, que atua no Projeto Asas da Associação dos amigos do Vila Verde.

Prosseguindo o levantamento de aves de Unidades de Conservação de São Paulo, cumprindo os objetivos do projeto que o CEO apresentou ao Instituto Florestal (COTEC), estivemos nos dias 3 e4 de dezembro no Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, município de Pedregulho, no extremo nordeste do estado.

Em 6 de dezembro, alguns associados do CEO visitaram o Parque Estadual Jurupará, por sugestão do associado Mauricio Merzvinskas, que já vinha observando e registrando a avifauna dessa localidade e é proprietário de uma área que foi incorporada ao Parque.

Em 2011 o CEO tomou conhecimento do projeto de construção de uma barragem em Santa Maria da Serra, a qual afetaria a região conhecido como Tanquã, área de grande importância no estado de São Paulo como área úmida que abriga espécies aquáticas migratórias e ameaçadas de extinção e com grande potencial para a observação de aves. Diante disto o CEO decidiu participar ativamente de atividades que visavam impedir a construção da referida barragem.

2012

O CEO encaminhou pedido de representação ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – GAEMA – PCJ Piracicaba, visando acompanhar a elaboração e o desenvolvimento do projeto da referida obra, no tocante à previsão dos impactos que esta causaria à avifauna. Mediante a representação aceita, o CEO constituiu uma Comissão formada por pessoas de diferentes expertises, no sentido de assessorar na elaboração de relatórios, participação em audiências públicas representando a instituição, apoio jurídico e institucional. Essas ações culminariam, no ano de 2017 com a suspensão, por tempo indeterminado, do processo de licenciamento ambiental da barragem Hidrovia Tietê-Paraná, por parte do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transporte de São Paulo.

Dando prosseguimento ao levantamento de aves em Unidades de Conservação do estado de São Paulo, atendendo ao projeto de pesquisa aprovado pelo COTEC do Instituto Florestal, três membros do CEO visitaram nos dias 6 a 8 de abril o Núcleo Itariru, do Parque Estadual da Serra do Mar, cuja sede está situada no município de Pedro de Toledo. Nesse levantamento, foram detectadas 108 espécies59 destas documentadas com fotografias, postadas no site WikiAves.

   

No dia 19 de maio alguns membros do CEO e da Seção de Aves do Museu de Zoologia da USP, compareceram ao Museu de História Natural Professor Antonio Pergola, em Atibaia, SP, com o objetivo de colaborar na identificação de espécimes de aves existentes no Museu e que ainda não tinha sido adequadamente identificadas.

   

   

Nos dias 26 e 27 de maio, uma equipe do CEO visitou a Fazenda Meandros, no município de Ibiúna, SP, onde estão situadas três áreas constituídas como RPPN. Foram registradas 59 espécies de aves, três delas classificadas oficialmente em algum grau de ameaça de extinção.

   

No dia 28 de julho, Luiz Fernando de A. Figueiredo, representando o CEO, ministrou palestra sobre a observação de aves para moradores do condomínio Porta do Sol, em Mairinque, SP, atendendo solicitação do diretor de Meio Ambiente desse condomínio, Gabriel Bitencourt, dentro das comemorações de 40 anos do condomínio. Após a palestra foi feito um passeio de campo pelas áreas verdes do local, para observação de aves.

Participantes da atividade de campo no condomínio Porta do Sol.

Nos dias 02 a 04 de novembro, uma equipe do CEO, composta por Adilson Amaral, Claudia Oliveira e Luiz Fernando, visitaram a RPPN Encantos da Juréia, em Pedro de Toledo, dando prosseguimento ao trabalho de colaboração com as RPPNs com a atividade de levantamento da avifauna.

2013

No dia 27 de abril, o CEO promoveu uma reunião de apresentação do livro Lepidoptera: Borboletas e Mariposas do Brasil, com fotos de Almir Candido, no sítio Cantos da Mata, em Mogi das Cruzes.

No dia 28 de abril, o CEO comemorou o Dia do Observador de Aves com um passeio pela Avenida Paulista, em São Paulo e observação de aves no Parque Mário Covas, Parque Tenente Siqueira Campos e Trianon. Veja.

 

De 6 a 17 de maio, o CEO promoveu em parceria com o CRECI - Centro de Referência da Cidadania do Idoso, uma exposição com fotos e informações sobre dez espécies de aves comuns do Centro de São Paulo, com a curadoria de Luiz Fernando de A. Figueiredo. No dia 13 de maio Luiz Fernando ministrou uma palestra sobre a observação de aves para os frequentadores do CRECI. Release.

 

 

Em 13 de agosto, atendendo solicitação da UMAPAZ (Universidade Livre para o Meio Ambiente e Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo), foi realizada palestra por Fabio Ferrão Videira, Segundo Secretário do CEO, a respeito do Projeto “Levantamento de Aves em Áreas Militares”. O palestrante ressaltou que as áreas militares, por serem áreas de segurança máxima, inviabilizam trabalhos de pesquisa no contexto ambiental por órgãos públicos e privados, tornando-se lacunas nesse aspecto, a despeito de manterem, em sua maioria, grandes áreas preservadas. Informou que o Projeto tem permitido o conhecimento e divulgação para a sociedade em geral e científica da riqueza da avifauna presente nessas áreas, contribuindo também para o melhor conhecimento da avifauna dos municípios envolvidos e estado. Informou que o Projeto já havia inventariado 14 áreas, pertencentes ao Exército, à Aeronáutica e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, situadas nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, Guaratinguetá, Pirassununga e Guarujá. Foram detectadas 21 espécies constantes na lista oficial de aves consideradas ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo.

 

Fábio Ferrão Videira, em evento descrito a seguir.

 

Em 4 de outubro, atendendo convite da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (hoje Divisão de Fauna), do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo, integrantes do CEO ministraram palestra no auditório da Escola de Astrofísica, no Parque Ibirapuera, durante o Mini Curso de Observação de Aves promovido pelo DEPAVE-3. Luiz Fernando de A. Figueiredo apresentou o tema "Histórico e Projetos do Centro de Estudos Ornitológicos" e o biólogo Fábio Ferrão Videira apresentou o "Levantamento de Aves em Áreas Militares".

 

2014

 

Em 12 de abril, em reunião no Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira, tendo como representante da SAVE Brasil, Tatiana Pongiluppi Souza, também associada do CEO, foi aprovada participação do CEO no "Programa de Registros e Monitoramento Participativo das Aves Brasileiras como Ferramenta para a Conservação", que tem apoio da Fundação Grupo Boticário. O CEO ficou responsável pela observação e monitoramento da avifauna em três Núcleos do Parque Estadual da Serra da Cantareira: Pedra Grande, Engordador e Cabuçu. Cada núcleo seria visitado uma vez em cada estação do ano. O objetivo fundamental do programa é utilizar a atividade de observação de aves como instrumento para o monitoramento da avifauna em áreas de particular interesse para a conservação, seguindo o conceito de “Cidadão Cientista”.

De 15 a 17 de agosto de 2014, representantes da SAVE-Brasil compareceram a um encontro na Reserva Natural de Salto Morato, da Fundação Boticário de Poteção à Natureza, situada no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná, para apresentarem resultados do Programa de Monitoramento Participativo de Aves Como Ferramenta para Conservação para um grupo de observadores de aves. A programação contou também com observações de aves na Reserva. As saídas de observação tiveram como foco a aplicação do monitoramento participativo de aves. O CEO esteve presente, representado por Claudia Oliveira, que apresentou a participação da entidade no Programa, com os levantamentos em curso no Parque Estadual da Cantareira.

Agachados, no meio Tatiana Pongiluppi da SAVE Brasil e à direita Claudia Oliveira.

 

Em 6 e 7 de setembro de deu-se início o projeto em colaboração com o Parque Estadual Intervales, visando a formação de guias de observação de aves, tendo como público alvo jovens moradores da região do entorno do Parque.

 

Curso de formação de guias de observação de aves no Parque Estadual Intervales.

 

    

No dia 4 de dezembro três membros do CEO visitaram o menor Raí, que foi integrado ao programa Jovem Observador de Aves do CEO