HISTÓRICO

 

Centro de Estudos Ornitológicos

 

1984 a 1994 - 10 Anos do CEO

1995 a 2004 - 20 Anos do CEO

2005 a 2014 - 30 Anos do CEO

2015 em diante - A caminho dos 40 Anos do CEO

    

2015

 

Nos dias 30 e 31 de maio, a convite da Associação dos Amigos da Estação Ecológica Olavo Amaral Ferraz (Estação Ecológica Caetetus), em Lupércio, São Paulo, o CEO, representado por Tietta Pivatto e Fred Dentello apresentaram um minicurso de observação de aves, incluindo uma visita à Estação Ecológica. Os participantes do curso manifestaram a intenção de organizarem grupos para saídas para observação de aves nos municípios do entorno da Estação Ecológica. Veja.

 

Em maio o CEO participou com um estande no evento Avistar Brasil. Nesse evento, membros do CEO ministraram duas palestras com temas de projetos do CEO: o trabalho de apoio à preservação do Tanquã (Piracicaba, SP) e o projeto Protegendo os Caboclinhos.

 

Estande do CEO no Avistar.

 

Em agosto, dando continuidade ao projeto de formação de guias de observação de aves no Parque Estadual Intervales foi realizada nova atividade, com a participação de  21 jovens que manifestaram interesse na continuidade do processo. No primeiro dia  foi feita uma revisão sobre identificação de aves com uso de guias de campo (Luiz Fernando), biologia das aves e sua relação com o ambiente e conservação (André Ricardo) e comportamento e situações inusitadas na observação de aves (Luciano Monferrari). No segundo dia foi realizada um passeio por trilhas do Parque observando as aves e trabalhando  com os guias de campo, estimulando os treinandos a observarem com binóculos e comparando a ave avistada com o guia de campo.

 

O trabalho de formação de guias de observação de aves foi parte de uma matéria sobre o Parque Estadual Intervales exibida pela TV Tem (Rede Globo local). As partes da matéria referentes a essa atividade podem ser vistas nos vídeos abaixo.

 

Entrevista com André Ricardo.

Atividades dos jovens observadores.

 

2016

 

Em 12 e 13 de março, uma equipe do CEO realizou no Núcleo Guapiruvu do Parque Estadual Intervales, nova etapa do Projeto Educacional em parceria com o Parque, visando treinar jovens do seu entorno para serem guias de observação de aves.

 

Em 27 de abril de 2016, Luiz Fernando de A. Figueiredo, representando o CEO, participou do curso "Introdução à Observação de Aves", promovido pelo Parque Estadual Juquery, ministrando a palestra "Uma experiência de treinamento de jovens da comunidade local para serem guias de observação de aves no Parque Estadual Intervales, nos núcleos Sede, Saibadela e Guapiruvu".

 

Cartaz de divulgação do Tributo a Rolf Grantsau.

 

No dia 30 de abril, com apoio do Museu de Zoologia da USP, o CEO promoveu o encontro "Tributo a Rolf Grantsau", homenageando assim esse notável naturalista, membro honorário do CEO. Entre os presentes estava Ilse Grantsau, viúva de Rolf. Os manifestantes foram Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, Primeiro Secretário do CEO, Dr. Luís Fábio Silveira, curador da coleção Ornitológica do Museu de Zoologia a USP e Pedro Cerqueira Lima, da Universidade Federal da Bahia.

 

 

 

Nos dias 20, 21 e 22 de maio o CEO participou do Avistar Brasil, no Instituto Butantan, onde manteve um estande para divulgação da entidade e de seus projetos. Foi escolhido como tema principal o Projeto Caboclinho, que visa estimular a proteção de áreas remanescentes de habitat, propícias para a sobrevivência dessas espécies. Foi também apresentado um painel demonstrativo da atividade em parceria com o Parque Estadual Intervales, que visa treinar guias de observação de aves, tendo como público alvo crianças e jovens das comunidades do entorno do Parque.

 

 

No dia 26 de novembro, representando o CEO, Luiz Fernando de A. Figueiredo participou do 1º Avistando - Seminário de Observação de Aves de Guararema, ministrando a palestra: "Como atrair aves para os jardins, quintais, sacadas e janelas". O Seminário ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande e foi organizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura, da Prefeitura de Guararema. O evento destinou-se à promoção da prática da observação de aves no município.

 

2017

 

No dia 11 de fevereiro, o CEO promoveu palestra com o tema: "Projeto Jardins da Arara de Lear, Compartilhando um pouco da experiência no Sertão", ministrada por Pierre Jimenez Alonso (Anfiteatro Ernesto Marcus, do Instituto de Biociências da USP).

 

Nos dias 19, 20 e 21 de maio o CEO participou com um estande no Avistar Brasil, no Instituto Butantan. O tema do estande foi a atração de aves. Foi apresentada a "Roleta das corujas", em que os participantes tiveram que identificar 12 espécies de corujas, a partir de suas fotos. As pessoas que acertaram os nomes de todas as corujas participaram do sorteio de uma caixa ninho para corujas. Também foram vendidos no estande o Bebedouro do CEO.

Nos dia 10 e 11 de junho o CEO realizou excursão ao PE Intervales e nessa oportunidade promoveu nessa Unidade de Conservação a palestra "Ninhos: conhecimento e conservação", ministrada por Dante Buzzeti. Participaram da palestra, além dos associados do CEO, jovens participantes do treinamento de guias de observação de aves e professores das escolas do bairro vizinho ao PE Intervales.

 

No dia 16 de dezembro, Luiz Fernando de A. Figueiredo acompanhou um grupo de cinco alunos da Escola Estadual do Distrito de Barnabés, município de Juquitiba, e sua professora de biologia, Francislene Cunha Santos, em atividade de observação de aves no Núcleo Juquiá Guaçú do Parque Estadual Jurupará. A atividade foi executada com participação de Clélia Rossi, proprietária da RPPN São Judas Tadeu, em Juquitiba. No período da manhã foi feita caminhada de observação de aves e após o almoço foi Luiz Fernando ministrou uma palestra sobre generalidades da observação de aves. A proposta da escola nessa atividade é a formação de guias locais de observação de aves.

 

 

Ao centro, professora Francislene, à esquerda dela (para quem vê a foto) Clélia Rossi. Com camisa do CEO, Luiz Fernando, e os demais são os alunos da EE Distrito de Barnabés.

 

2018

Em decorrência da suspensão, por tempo indeterminado, do processo de licenciamento ambiental da barragem Hidrovia Tietê-Paraná, o CEO atuou junto ao Grupo GAEMA, mobilizando ações necessárias para tornar a área do Tanquã em uma unidade de conservação com base legal. Assim, em 21 de dezembro, ficou instituída a Área de Proteção Ambiental Tanquã-Rio Piracicaba através do Decreto n° 63.993.

Nos dias 5 e 6 de janeiro, os associados do CEO Gilberto Casarin Lima, João Paulo Marigo Cerezoli, Luiz Fernando de A. Figueiredo e Ricardo Pires de Campos, visitaram a propriedade Fiori de Luce em Ribeirão Pires, com o objetivo de fazer um levantamento preliminar da avifauna, cujo reconhecimento será utilizado futuramente em atividades relacionadas com as aves. Trata-se de um espaço que promove atividades coletivas voltadas ao aprendizado de ações sustentáveis. Foram detectadas 47 espécies de aves (lista disponível no arquivo Registros Ornitológicos do CEO no estado de São Paulo) chamando a atenção, entre outras, a presença do inhambu-guaçu (Crypturellus obsoletus) indicativo de mata de melhor qualidade e extensão.

Tangará (Chiroxiphia caudata). Foto: Gilberto Casarin Lima.

Em fevereiro, o CEO participou e divulgou a Carta Denúncia a respeito do muro de vidro da raia olímpica da USP, pelo risco de colisão de aves.

  

2019

Em 15 de abril, representando o CEO, Luiz Fernando de A. Figueiredo participou do Encontro Sampa e seus animais silvestres, ministrando palestra.

 

 

Em 24 a 26 maio o CEO participou com um estande no Avistar Brasil, onde apresentou quatro banners, mostrando suas principais ações.

 

No dia 28 de setembro, o CEO comemorou seus 35 anos, que se completariam no dia seguinte, 29 de setembro, com a realização do seminário "Os impactos das pesquisas ornitológicas, soltura, obsrvação e fotografia sobre a avifauna" com apoio do Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo.

 

  

Veja fotos do evento comemorativo dos 35 anos do CEO.

  

2022

  

  

2023

    

  

    

Observando Aves no Campus da USP - 25 de março de 2023.

    

O CEO participou com um estande do Avistar 19 a 21 de maio de 2023.

    

17/6/2023 - Membros do CEO participaram como palestrantes do evento "Passarinhando, borboletando e abelhando na APA do Carmos", promovido pelo Parque Municipal Natural Fazenda do Carmo, atendendo sugestão do CEO.

    

 

 

 

16/9/2023 - O CEO participou de atividade em parceria com o Museu das Culturas Indígenas, que teve como tema: "Aves da Mata Atlântica no Parque Água Branca e Observando pássaros no contexto da Nheê ry e Mymba'i". Foi feito um passeio de observação de aves no Parque no período de 7:00 h às 10:00 h e de 10:00 h às 12:00 h foi feita uma apresentação no Museu, por membros do CEO, onde foram mostradas diversas aves da mata atlântica, que têm nomes vernáculos de origem indígena.