HISTÓRICO

 

Centro de Estudos Ornitológicos

 

1984 a 1994 - 10 Anos do CEO

1995 a 2004 - 20 Anos do CEO

2005 a 2014 - 30 Anos do CEO

2015 em diante - A caminho dos 40 Anos do CEO

  

1984 - Nasce o Centro de Estudos Ornitológicos

  

O CEO foi fundado em 29 de setembro de 1984, em uma reunião no Anfiteatro Geral do Edifício Ernesto Marcus, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, organizada pela Professora Liliana Forneris, do Departamento de Zoologia, tendo também participado outras cinco pessoas com interesse na criação de uma entidade destinada a congregar interessados em ornitologia e observação de aves.

  

Associados fundadores do CEO:

Liliana Forneris

Luiz Fernando de Andrade Figueiredo

Marcelo Teixeira Cesar de Oliveira

Maria Aparecida Visconti

Maria Martha Argel-de-Oliveira

Pablo Garcia Carrasco

  

Associados honorários do CEO:

  

Dr. Hélio Ferraz de Almeida Camargo, biologista aposentado do setor de aves do Museu de Zoologia da USP.

Profa. Liliana Forneris, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP.

Rolf Grantsau, ornitólogo.

  

No dia 10 de agosto de 1985, foi aprovado o Estatuto do CEO, registrado em 21 de outubro de 1986 no Registro Civil de Pessoas Jurídicas - 4° Ofício, Cartório Medeiros, São Paulo. Em 4 de dezembro de 1986 o CEO obteve registro junto à Secretaria da Receita Federal.

  

1985 - Primeiras ações

 

As primeiras atividades promovidas pelo CEO foram as Reuniões do CEO, onde são realizadas palestras e debates sobre diversos temas de ornitologia, observação de aves e temas correlatos.

Alguns participantes de Reunião do CEO, no Anfiteatro Ernesto Marcus, no Dep. de Zoologia do Instituto de Biociências da USP. Na primeira fileira, ao centro, a Professora Liliana Forneris, idealizadora do CEO e Membro Honorário da entidade. Na segunda fileira, ao lado da Professora Elizabeth Höfling, o Dr. Hélio Ferraz de Almeida Camargo, presidente e Membro Honorário do CEO.

  

Da mesma forma, se dedicou à organização de atividades de observação de aves entre os próprios associados e convidados e, em parceria com outras instituições, à promoção de Cursos de  Observação de Aves, destinados a despertar o interesse das pessoas em geral pelas aves e pela sua preservação, introduzindo uma nova modalidade de vivência com a natureza. Também deu inícia à promoção e participação em vários projetos, inventários, campanhas e ações públicas, contribuindo com o conhecimento e conservação da ornitofauna paulista.

  

Cursos Promovidos pelo CEO

  

Projetos, Campanhas e Ações Públicas Coordenados ou com Participação do CEO

  

1986

 

Em janeiro de 1986 foi lançado o primeiro número do Boletim CEO, distribuído aos associados e a instituições nacionais e estrangeiras relacionadas com ornitologia, entre as quais faculdades de biologia, órgãos técnicos governamentais, museus, entidades ornitológicas e ambientalistas. A última edição foi lançada em janeiro de 2003.

 

1991

 

No período de 21 de setembro a 6 de outubro, o CEO participou da “X Festa da Primavera”, promovida pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes - DEPAVE, da Prefeitura de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Em seu stand o CEO desenvolveu duas atividades: “Criança: desenhe uma ave” e “Jardim Ecológico”. Na primeira atividade, crianças visitantes fizeram em torno de 1300 desenhos de aves. Na segunda atividade foram dadas orientações sobre como criar condições para a sobrevivência das aves nos jardins e quintais.

  

1994

  

Com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, o CEO lançou em outubro de 1994 o “Programa Jardim Ecológico”, que objetiva orientar os cidadãos a criarem em suas residências “miniestações ecológicas”, ampliando as condições de sobrevivência de plantas e animais, em especial das aves. O Programa visa desestimular a criação de animais silvestres como animais de estimação, mostrando que as pessoas podem ter em casa, ao invés de simples “pets”, verdadeiros ecossistemas. Pretendia-se também que este fosse um ponto de partida para uma militância ambientalista “de bairro”. O Programa já editou as apostilas “Como atrair aves para o Jardim Ecológico” e “Plantas que atraem aves”.

  

Também com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, o CEO realizou, no período de 17 a 23 de outubro o “Festival Mundial da Aves em Embu”, acompanhando o segundo “Festival Mundial das Aves” que tem sido promovido anualmente a nível internacional pela BirdLife International.

 

Comemorando os seus 10 anos de existência, o CEO promoveu no período de 5 a 9 de outubro, com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Seminário: “A destruição da avifauna e as alternativas de preservação no Brasil” onde foram realizadas conferências por Luiz Antonio Pedreira Gonzaga, ornitólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (“Estudos ornitológicos e a conservação da avifauna no Brasil”), Antonia de Ávila Vio, do Ibama (“Unidades de Conservação no Brasil”), e o Deputado Fábio Feldmann (“Política de Meio Ambiente e a Biodiversidade”). Também foi discutida a questão do tráfico de aves no Brasil e relatadas experiências de reintegração de animais silvestres ao habitat, por representantes de Centros de Triagem de Animais Silvestres.

  

Manifestação do Dr. Hélio Ferraz de Almeida Camargo, presidente do CEO.

 

 

Palestra de Luiz Antonio Pedreira Gonzaga - Parte 1

   

Palestra de Luiz Antonio Pedreira Gonzaga - Parte 2

 

 

As atividades do CEO foram relacionadas no item “Mostras” da publicação USPServiços, da CECAE - Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Publicação EDUSP, 1994), a qual também faz referência ao Boletim CEO no item “Publicações”.