Levantamento de Avifauna em Áreas Militares

 

 

 

Invernada do Barro Branco - Polícia Militar do Estado de SP

 

 

Localiza-se no bairro de Tremembé, São Paulo, SP. Área de 125 ha, sedia diversas unidades da PM, como o Centro Médico (Hospital da Polícia Militar), Centro de Reabilitação, APMBB, Presídio Militar Romão Gomes, Canil, Centro Veterinário, COE, Regimento de Cavalaria, CSM/MTel, CSM/MInt e Clube dos Oficiais. Encontra-se na área um expressivo fragmento de mata secundária, com espécies nativas e exóticas, estas últimas principalmente em talhões de reflorestamento de Pinus sp e Eucalyptus sp. A mata está protegida pelo Decreto Estadual nº 30.443, 20/9/1989.

 

Relatório - Versão 17/11/2022

    

Fotos da equipe e local

    

Levantamento é tema de reportagem na revista do Hospital da Polícia Militar

   

Complexo da Invernada do Barro Branco - Polícia Militar do estado de São Paulo

    

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

 

Escola Superior de Sargentos - Polícia Militar do Estado de SP

 

    

Localizado na marginal Tietê, no bairro Vila Moreira, São Paulo, SP. Tem área aproximada de 6 ha. Além das edificações, há um fragmento de mata secundária, com espécies nativas e exóticas entre outras árvores localizadas em jardins.

 

Relatório - Versão 21/6/2014

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

Escola Superior de Soldados Cel PM Eduardo Assumpção - Polícia Militar do Estado de SP

 

   

Localiza-se no bairro de Pirituba, São Paulo, SP. Área com aproximadamente 80 ha. Além das edificações e campos de treinamento, há fragmentos de mata secundária com espécies nativas e exóticas e alguns talhões de reflorestamento com Eucalyptus sp.

 

Relatório - Versão 18/6/2014

Fotos da equipe e local

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

CPI-7 - Comando de Policiamento do Interior Sete  - Polícia Militar SP

 

 

 

Localiza-se no bairro Vila São Caetano, Sorocaba, SP. Tem área aproximada de 10 ha. Além das edificações, há um fragmento de mata secundária, com espécies nativas e exóticas  e áreas de reflorestamento de Pinus sp e Eucalyptus sp, havendo em seu interior um riacho de água cristalina. Há algumas áreas gramadas e com capinzais. Na área edificada, há duas alas de mangueiras antigas, bastante produtivas.  

 

Relatório - Versão 21/6/2014

Fotos da equipe e local - 14/11/2010

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

5º BPM/M - 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano - Polícia Militar SP

 

 

 

Localiza-se no bairro Parque Rodrigues Alves, São Paulo, SP. É responsável pela segurança de parte da Zona Norte da cidade de São Paulo.   Ocupa uma área pequena, onde antes funcionava uma escola estadual. Além das edificações, possui exemplares arbóreos nativos e exóticos espalhados na área externa da unidade.

 

Relatório - Versão 21/06/2014

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

Museu da Polícia Militar, Museu de Arte Sacra de São Paulo e entorno

 

 

 

Localizados no bairro da Luz, São Paulo, SP. Esses museus se encontram em área antropizada, contendo pequenos fragmentos verdes, com presença de antigos exemplares arbóreos nativos e exóticos, bastante atrativos para a avifauna. No entorno há duas áreas bem arborizadas, a Praça Cel Fernando Prestes, onde se localiza o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Parque da Luz, contendo uma interessante fauna. 

Relatório - Versão 3/8/2014

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

ESB - Escola Superior de Bombeiros “Coronel PM Paulo Marques Pereira” - Polícia Militar SP

 




 

Localiza-se na área verde do município de Franco da Rocha, SP. Tem como objetivo propiciar ensino de qualidade e suprir as necessidades da população. Encontra-se em fase de expansão para atingir o seu potencial máximo. Com área total de 108,9 ha e área construída de 50.868 m2. Localiza-se em região de preservação ambiental ao lado do reservatório Paiva Castro de Mairiporã, pertencente ao Sistema Cantareira, abrangendo mata nativa secundária e ciliar, bastante atrativas para uma fauna rica e abundante.

 

Relatório - Versão 13/1/2019

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

HASP - Hospital da Aeronáutica e Campo de Marte - Força Aérea Brasileira

 


 

 

 

Localizam-se na cidade de São Paulo, SP. Além das edificações, tem um campo de aviação e uma mata com aproximadamente 220 mil m2.

 

Relatório - Versão 17/11/2022

Fotos da equipe e local - 9/1/2010

Fotos da equipe e local - 10/4/2010

Fotos da equipe e local - 28/8/2010

Fotos da equipe e local - 21/11/2010

Fotos da equipe e local - 12/2/2011

O levantamento no HASP e Campo de Marte foi destacado em painel no hall do HASP

AA Revista HASP noticiou o trabalho de levantamento de avifauna

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

 

 

IV COMAR - IV Comando Aéreo Regional -  Força Aérea Brasileira

 

 

 

Localiza-se no bairro do Cambuci, São Paulo/ SP. Possui uma área de 2,94 ha. Além das edificações, há presença de exemplares arbóreos nativos e exóticos em forma de paisagismo. Existe em seu interior um campo de futebol gramado. 

Relatório - Versão 23/6/2014

 

Equipe

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

Base Aérea de São Paulo - Cumbica, Guarulhos, SP - Força Aérea Brasileira

 

 

 

Foi criada em 21 de agosto de 1941 e em decorrência do crescimento da cidade de São Paulo foi transferida em 26 de janeiro de 1945 para os terrenos da antiga fazenda Cumbica, doada por Eduardo Guinle à Aeronáutica. Sedia importantes setores, como o Batalhão de Infantaria de Aeronáutica, responsável pelo serviço contra incêndio no contíguo Aeroporto Internacional de Guarulhos e pela segurança da Vila Residencial. Conta também com um estande de tiro utilizado nos treinamentos não só da Aeronáutica como da Polícia Militar e Guarda Municipal.

 

Alberga extensa área de floresta ombrófila densa, áreas de reflorestamento com Pinus sp e dois lagos. As duas vilas residenciais, com 230 residências, são bem arborizadas e constituem ambientes propícios a diversas espécies de aves.

 

Relatório - Versão 20/11/2017

Fotos da equipe e local - 13/3/2010

Fotos da equipe e local - 8/5/2010

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - Força Aérea Brasileira

 

   

 

Localiza-se na cidade de Guaratinguetá, SP. Tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica.  Ocupa aproximadamente 1000 ha, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados. A unidade é bastante arborizada, contando também com diversos lagos e alguns capões de mata. Parte da propriedade com características de área rural foi alugada e é utilizada para a criação de gado.

Relatório - Versão 8/5/2017

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

AFA - Academia da Força Aérea - Força Aérea Brasileira

 

   

 

Localiza-se na cidade de Pirassununga, SP. Tem por finalidade formar e aperfeiçoar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica. Ocupa uma área de aproximadamente 6.500 ha, com áreas construídas, aeroporto, plantações de cana-de-açúcar e outras lavouras. Na Fazenda tem uma área de pecuária e ai se fabrica iogurte, cachaça, e outros produtos rurais. A unidade alberga significativos fragmentos de mata do bioma Mata Atlântica Estacional, onde existem exemplares grandiosos de jequitibá-rosa (Cariniana brasiliensis).

 

Relatório - Versão 19/5/2015

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial -  Força Aérea Brasileira

 


 

    

   

Localiza-se no município de São José dos Campos, SP. Área com exemplares da flora do bioma Cerrado, apresentando também campos abertos com braquiária, capim elefante, talhões de eucalipto, entre outras espécies arbóreas exóticas e nativas. Possui grande potencial para reflorestamento e enriquecimento florístico.

 

Relatório - Versão 3/10/2014

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

BAST - Base Aérea de Santos  -  Força Aérea Brasileira

 

    

 

 

Localiza-se no bairro Vicente de Carvalho, no município de Guarujá, SP. Como foi criada antes da emancipação desse município, que pertencia ao município de Santos, manteve o nome original. A área conta com fragmentos de mata de restinga, maguezais e um lago, ligado ao mar, formado em decorrência da retirada de areia. Ao longo do campo de aviação há uma grande área de gramados e vegetação arbustiva, onde podem ser vistas diversas espécies típicas de ambiente aberto.

 

Relatório - Versão 17/05/2016

 

Fotos de aves no Wikiaves

 

 

Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) - Exército Brasileiro

 

    

 

Localiza-se no bairro Vila Monumento, São Paulo, SP. Tem área de 14,5 ha. Além das edificações, há um fragmento de mata secundária, com espécies nativas e exóticas e áreas de reflorestamento de Eucalyptus sp. Há áreas com gramados e capinzais.

 

Relatório - Versão 23/5/2020

 

Fotos da equipe e local

 

Fotos de aves no Wikiaves