Como atrair aves para os jardins, quintais, sacadas e janelas

 

 

Vivendo com as aves

 

Há três estratégias principais para atrair aves.

 

A primeira é tornar o lugar o mais parecido possível com o ambiente natural de vida das aves, seu habitat. Claro que ninguém poderá criar em seu quintal uma floresta ou uma lagoa, mas poderá ter "arremedos" desses ambientes, como um aglomerado de arbustos e um laguinho.

 

A segunda é prover às aves suas necessidades de sobrevivência: água, alimento, lugar para fazer o ninho, lugar para se esconder de predadores e dormirem.

 

A terceira é eliminar ou controlar da melhor forma possível condições físicas ou animais domésticos que ofereçam perigo para as aves.

 

Plante vegetais em todo espaço que tiver disponível para eles, priorizando espécies atrativas para aves.

 

Forneça água

 

Forneça alimento

           

Grãos

Frutas 

Bebedouros para beija-flores

Insetos 

 

Forneça locais para ninhos

 

Cumpridas todas essas etapas, perceberá, como já anunciava George H. Harrison em seu livro The Backyard Bird Watcher, em 1979, que há também "Problems in Eden".

 

Evitando criação de mosquitos

Evitando colisão de aves em vidros

Evitando pombos domésticos

 

Por fim, lembre-se que ao atrair aves para sua propriedade, de certo modo você as está adotando. E da mesma forma que no caso da adoção de animais domésticos, está assumindo uma responsabilidade sobre elas. Se as encontrar machucadas ou doentes, deverá socorrê-las e levá-las para serem cuidadas em serviços especializados. Veja como.

 

Não espere que as aves apareçam de uma hora para outra. Elas podem demorar a descobrir e se acostumarem com os atrativos que dará a elas. Mas quando os descobrirem e sentirem segurança no lugar, dificilmente o abandonarão.

 

Mesmo quem tem pequenos espaços, como uma simples janela, poderão utilizar alguma técnica de atração. Use a imaginação. Mas no caso de apartamentos não se esqueça de verificar antes com o síndico se há restrições e tome os devidos cuidados para que objetos colocados na janela não caiam.

 

Aproveite para experimentar novas técnicas. Também para saber que alimentos tuas aves preferem. Registre tudo o que acontece. Poderá contribuir para o conhecimento do valor da atração das aves, inclusive para a conservação delas. Veja detalhes de como isto pode ser feito

 

Com o tempo, as aves irão adquirindo confiança com as pessoas, deixando-se aproximar delas. Mas respeite uma distância mínima. Lembre-se que são animais silvestres (mesmo compartilhando conosco o espaço urbano) e devem assim continuar.

 

Alguns lugares tornaram-se notáveis e conhecidos pela atração de aves, que homenageamos aqui como Jardins Exemplares.

 

Em lugares públicos, uma estratégia é fazer, ao lado dos lugares onde são colocados alimentos para as aves, Observatórios de Aves, onde as pessoas podem ficar escondidas, evitando espantar as aves e podendo observá-las melhor.